Avaliação de vocabulário controlado para a representação e recuperação de teses e dissertações em repositório institucional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42496Palavras-chave:
Repositórios institucionais, Vocabulário controlado, Avaliação da indexação, Recuperação por assuntosResumo
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo realizar a avaliação do controle de vocabulário de teses e dissertações no Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), cujos procedimentos metodológicos foram delineados em pesquisa exploratório-explicativo com estudo de caso. Metodologia: Para isso, foram aplicados critérios avaliativos em duas categorias de análise: avaliação intrínseca, contendo critérios voltados para o repositório propriamente dito e a avaliação extrínseca, com critérios voltados para a análise da representação e da recuperação da informação. Resultados: Os resultados demostraram que o Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP) necessita de maior controle terminológico dos termos correlacionados às pesquisas de teses e dissertações para maior precisão na recuperação dos recursos informacionais. Conclusão: A falta de padronização na representação acarreta falhas na recuperação, com inconsistências na interação do repositório institucional com seus usuários.
Downloads
Referências
ALVES, J. C. Organização e representação da informação na biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC: uma análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-br. 2009. 161 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
ALVES, L. S. S. Avaliação de controle de vocabulários em repositórios Institucionais: uma proposta de aplicação metodológica Intrínseca e extrínseca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2021.
BOCCATO, V. R. C; FUJITA, M. S. L. Estudos de avaliação quantitativa e qualitativa de linguagens documentárias: uma síntese bibliográfica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 267-281, 2006.
DAHLBERG, I. Knowledge Organization: a new science? Knowledge Organization, v. 33, n. 1, p. 11-19, 2006.
GIL LEIVA, I. Manual de indización: teoría y práctica. Gijón: Trea, 2008.
GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, n. 1, p. 77-99, 2008.
KOBASHI, N. Y. Vocabulário controlado: estrutura e utilização. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública, 2008.
MEDEIROS, R. Prefácio. In: VECHIATO, F. et al. (org.). Repositórios digitais: teoria e prática. Curitiba: EDUTFPR, 2017.
SILVA, B. Vocabulário de termos livres e controlados para a coleção de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Viçosa. 2015. 355 p. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SOUSA, J. L. Avaliação do padrão simple knowledge organization system (SKOS) para a representação de vocabulários controlados. 2019. 100 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
SOUZA, J. C. C. E.; CAMPOS, M. L. A. Avaliação de linguagem de indexação aplicada à informação jornalística: estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8, 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2007. p. 1-17.
TARTAROTTI, R. C. D. Representação temática em repositórios institucionais de bibliotecas universitárias: a percepção de gestores e bibliotecários catalogadores-indexadores da USP, UNESP e UNICAMP. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, p. 1-25, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 01 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lizandra de Souza Santos Alves, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti, Mariângela Spotti Lopes Fujita
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.