Avaliação de vocabulário controlado para a representação e recuperação de teses e dissertações em repositório institucional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42496Palavras-chave:
Repositórios institucionais, Vocabulário controlado, Avaliação da indexação, Recuperação por assuntosResumo
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo realizar a avaliação do controle de vocabulário de teses e dissertações no Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), cujos procedimentos metodológicos foram delineados em pesquisa exploratório-explicativo com estudo de caso. Metodologia: Para isso, foram aplicados critérios avaliativos em duas categorias de análise: avaliação intrínseca, contendo critérios voltados para o repositório propriamente dito e a avaliação extrínseca, com critérios voltados para a análise da representação e da recuperação da informação. Resultados: Os resultados demostraram que o Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP) necessita de maior controle terminológico dos termos correlacionados às pesquisas de teses e dissertações para maior precisão na recuperação dos recursos informacionais. Conclusão: A falta de padronização na representação acarreta falhas na recuperação, com inconsistências na interação do repositório institucional com seus usuários.
Downloads
Referências
ALVES, J. C. Organização e representação da informação na biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC: uma análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-br. 2009. 161 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
ALVES, L. S. S. Avaliação de controle de vocabulários em repositórios Institucionais: uma proposta de aplicação metodológica Intrínseca e extrínseca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2021.
BOCCATO, V. R. C; FUJITA, M. S. L. Estudos de avaliação quantitativa e qualitativa de linguagens documentárias: uma síntese bibliográfica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 267-281, 2006.
DAHLBERG, I. Knowledge Organization: a new science? Knowledge Organization, v. 33, n. 1, p. 11-19, 2006.
GIL LEIVA, I. Manual de indización: teoría y práctica. Gijón: Trea, 2008.
GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, n. 1, p. 77-99, 2008.
KOBASHI, N. Y. Vocabulário controlado: estrutura e utilização. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública, 2008.
MEDEIROS, R. Prefácio. In: VECHIATO, F. et al. (org.). Repositórios digitais: teoria e prática. Curitiba: EDUTFPR, 2017.
SILVA, B. Vocabulário de termos livres e controlados para a coleção de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Viçosa. 2015. 355 p. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SOUSA, J. L. Avaliação do padrão simple knowledge organization system (SKOS) para a representação de vocabulários controlados. 2019. 100 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
SOUZA, J. C. C. E.; CAMPOS, M. L. A. Avaliação de linguagem de indexação aplicada à informação jornalística: estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8, 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2007. p. 1-17.
TARTAROTTI, R. C. D. Representação temática em repositórios institucionais de bibliotecas universitárias: a percepção de gestores e bibliotecários catalogadores-indexadores da USP, UNESP e UNICAMP. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, p. 1-25, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 01 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lizandra de Souza Santos Alves, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti, Mariângela Spotti Lopes Fujita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.