A adoção de redes sociais em bibliotecas universitárias espanholas: um estudo das aplicações dos recursos da web 2.0.
Palavras-chave:
bibliotecas universitárias, Espanha, redes sociais, serviços de informação, web 2.0Resumo
Esta pesquisa qualitativa investiga o tema da mídia social adotada pelas bibliotecas universitárias espanholas. Supõe-se que as redes sociais são ferramentas que propiciam a difusão de informações e a promoção dos serviços, no sentido de melhorar a imagem da biblioteca universitária. Desta maneira, se pesquisou a adoção das redes sociais nessas, propondo um modelo de adoção para bibliotecas universitárias, que considera seis fases: a criação do perfil, a publicação de conteúdo, a interação do usuário a partir do conteúdo publicado, a criação de conteúdo pelo usuário, o estabelecimento de normas de uso e a avaliação das métricas de uso. A revisão de literatura abrangeu os critérios de adoção das redes sociais, o planejamento realizado pelos bibliotecários, as possibilidades de interação do bibliotecário, a avaliação dos indicadores de interação, o perfil do bibliotecário responsável pela atualização na biblioteca universitária e o contexto da biblioteca universitária na Espanha. A pesquisa compreendeu estudo de campo no âmbito acadêmico espanhol em que envolveu seis bibliotecas das Universidades Carlos III de Madri, Universitat de Barcelona, Universidad de Alcalá de Henares, Universidad de Alicante, Universidad de Valladolid e Universitat Politécnica de Valencia. Visou demonstrar, por meio da adoção das redes sociais pela biblioteca, os benefícios que a biblioteca teria a oferecer como espaço organizacional e informacional com o emprego destas ferramentas, bem como as expectativas, riscos e necessidades que cercavam os bibliotecários no planejamento e adoção destas pela biblioteca universitária. Mediante o modelo de Biblioteca Universitária 2.0, adaptado de “modelos gerais de abordagens das redes sociais nas organizações”, considera a percepção dos bibliotecários participantes do processo de adoção e atualização dos serviços nas bibliotecas universitárias. Para tanto, utilizou-se de questionário estruturado, entrevista individual, grupo focal e observações realizadas com bibliotecários responsáveis pelas ferramentas 2.0. Como resultados principais, a pesquisa identificou as relações entre as fases de adoção das redes sociais em bibliotecas, a criação de conteúdo pelo usuário e promoção dos serviços oferecidos por ela. Tendo como base as análises dos dados coletados, emprega modelos de abordagens das redes sociais para projetar um modelo de adoção das redes sociais em bibliotecas universitárias que permita sua integração a diferentes realidades. Conclui que a adoção dessas ferramentas 2.0 em bibliotecas universitárias requer um planejamento que compreenda aspectos específicos relacionados com os perfis de cada uma das plataformas criadas para interagir com os usuários e, com isso permita realizar uma avaliação que justifique este tipo de projeto comprovando a viabilidade e importância do modelo de adoção das redes sociais em bibliotecas universitárias para o estudo da interação dos usuários com os bibliotecários nestas plataformas.
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