Narrativas sobre a interferência de Flávio Tavares na formação do sujeito leitor

a mediação da leitura e a mediação cultural através das artes plásticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.51013

Palavras-chave:

Mediação da leitura, Mediação cultural, Artes plásticas, Flávio Tavares

Resumo

Resumo: Objetivo: verificar se as atividades de mediação da leitura e mediação cultural realizadas por Flávio Tavares, por meio de suas obras, influenciam seus leitores, possibilitando o reconhecimento de seus traços culturais. Metodologia: pesquisa descritiva, tendo como método o estudo de caso, sendo investigada a importância do agir mediador de Flávio Tavares. Como técnicas de coleta de dados foram desenvolvidas a entrevista junto ao Artista e aplicação de questionário com o seu público leitor. Resultado:  entre os dados apresentados, foi possível identificar a influência de Flávio Tavares no interesse de seus leitores por conhecer autores literários, em especial os autores paraibanos mencionados. Esse resultado permite reafirmar a interferência do Artista ao realizar, por meio de sua obra, a mediação indireta da leitura, categoria associada ao conceito de mediação da informação defendido por Almeida Júnior (2009), além de favorecer a relação dos sujeitos com seu lugar de pertencimento. Conclusões: constata-se também que a produção artística de Flávio Tavares demonstra sua criatividade e criticidade, contextualizadas em sua relação com o mundo. A mediação da leitura e cultural, pelo Artista, são realizadas de maneira consciente e viabilizam aos sujeitos, por meio do ato de ler, o acesso e a apropriação dos bens culturais.

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Biografia do Autor

Acrisonélia Medeiros de Sousa Rocha, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Tecnologia Educacional em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Patos - FIP e Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação - GEPEMCI. Desenvolve pesquisa na área de Mediação da Leitura e Mediação Cultural.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Rocha, A. M. de S., & Santos, R. do R. (2024). Narrativas sobre a interferência de Flávio Tavares na formação do sujeito leitor : a mediação da leitura e a mediação cultural através das artes plásticas . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 204–222. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.51013