A Biblioteca Universitária no Brasil:
o desafio de participação do desenvolvimento científico e tecnológico na segunda metade do século XX.
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.35717Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Planejamento bibliotecário, Desenvolvimento científico e tecnológico, Plano Nacional de Bibliotecas UniversitáriasResumo
Trata de uma contextualização histórica da biblioteca universitária brasileira relacionada ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil contemporâneo. Toma por base a narrativa na prática da História da Ciência, para descortinar a participação da biblioteca universitária no desenvolvimento científico e tecnológico, visto que, a mesma se ambienta na Universidade e um dos esteios fundamentais da pesquisa na Pós-Graduação. Para tanto, passa por um processo de planejamento bibliotecário ao se adequar a ação construtiva para articular a disseminação da informação científica necessária para apoio a pesquisa nacional, pautada na planificação das políticas de desenvolvimento nacional e setorial, no ponto de vista econômico, científico, tecnológico e educacional. Nesse sentido, se faz necessário mudar a realidade da biblioteca universitária considerando uma adequação de sua principal função de transferência de conhecimento voltada a conjuntura do desenvolvimento científico e tecnológico da segunda metade do século XX. Dessa forma, os esforços são orientados na estruturação da biblioteca universitária como planejamento setorial, culminando na segunda metade da década de 1980, com a criação do Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU), que otimiza a participação da biblioteca universitária como suporte as pesquisas nas Universidades, principal vetor do aperfeiçoamento da ciência brasileira.
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