A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19844

Palavras-chave:

Sociedade de Risco, Ulrich Beck, Educação CTS

Resumo

Ulrich Beck, em uma obra de 1986 intitulada "sociedade de risco", afirma que a vida social moderna se defronta com novas formas de perigo produzidas por ela mesma e que desafiam a humanidade. Isso implica que viver em uma "sociedade de risco" seria assumir uma atitude calculista em relação às possibilidades de ação, positivas e negativas, com que somos continuamente confrontados. Esse confronto impacta tanto a existência em nível individual, quanto em nível global. Neste trabalho pretende-se abordar de que forma essa avaliação da modernidade social impacta a noção de cidadania e coloca em suspensão as perspectivas contidas nas abordagens CTS e Alfabetização Científica e avança-se a discussão sobre os desafios da educação científica moderna reflexiva.

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Biografia do Autor

Maurício Pietrocola, Universidade de São Paulo

licenciado em Física (USP), mestre em Ensino de Ciências (USP) e doutor em Epistemologia e História das Ciências (Univ. Paris VII), é professor titular da Faculdade de Educação da USP. Realiza pesquisas sobre Inovação Curricular, Culturas Didáticas e Aspectos Emocionais no Ensino.

Carolina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Ciências Exatas (USP), mestre em Educação (UFSCar) e doutora em Educação (UFScar/ENS-Cachan), é professora do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Realiza pesquisas sobre Formação de Professores, Ciências na Educação da Infância e Ensino Fundamental e Diferença e Relações de Gênero e Étnico-raçial no Ensino de Ciências.

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Publicado

11.02.2019

Como Citar

Pietrocola, M., & Souza, C. R. de. (2019). A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica. Linhas Crí­ticas, 25, e19844. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19844

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

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