InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais

A InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais (ISSN: 2447-6684), ligada ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS, tem por objetivo difundir produção teórica inédita concernente à temática “direitos e movimentos sociais”.

Com a perspectiva de impulsionar a atividade de pesquisa desenvolvida com, por e para os movimentos sociais, mobilizando pesquisadores de todo o Brasil em diversas áreas temáticas, o IPDMS se propõe a criar uma publicação, em formato de periódico internacional, que promova produções teóricas que estejam comprometidas com a construção de conhecimento crítico e libertador sobre o tema dos direitos e dos movimentos sociais, permitindo a elaboração criativa e engajada de análises e interpretações sobre os diversos assuntos que afetam o povo brasileiro e latino-americano.

Corpo editorial:

http://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/about/editorialTeam

Normas para publicação:

http://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/about/submissions#authorGuidelines

Endereço de contato:

http://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/about/contact

Notícias

 

PRORROGAÇÃO do prazo de submissão de artigos

 

O Comitê Editorial da InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, informa que o prazo de submissão de artigos para o dossiê "Direitos, Gênero e Sexualidade" foi prorrogado até 25/07/2017.

Aproveitamos também para informar que as demais seções da Revista tem fluxo contínuo de recebimento de trabalhos para avaliação e publicação.

 
Publicado: 2017-07-10 Mais...
 

Convocatória para Dossiê "Direitos, Gênero e Sexualidade”

 

O Grupo de Trabalho Gênero e Sexualidade, do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), convida a comunidade acadêmica, pesquisadoras e pesquisadores, militantes de movimentos sociais e feministas a enviar artigos para o dossiê “Direitos, Gênero e Sexualidade”, coordenador pelos professores Roberto Efrem Filho (UFPB), Fabiana Severi (USP) e Eder Fernandes (PPGSD/UFF), que será publicado no v.3, n. 1, jan./jul. 2017, da InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais.

Tal dossiê objetiva reunir trabalhos capazes de correlacionar o campo dos estudos de gênero e sexualidade a reflexões acerca do campo jurídico, do direito e das lutas por direitos. Embora sejam bem-vindas análises teóricas que tematizem a mencionada correlação, o dossiê privilegiará trabalhos de pesquisa que entrecruzem formulações teóricas a análises de conflitos sociais e casos concretos, especialmente aqueles em que movimentos sociais, como os movimentos feministas e LGBT, encontram-se implicados. Pesquisas empíricas, sendo assim, serão valorizadas para a composição do dossiê.

Também serão valorizados trabalhos que abordem temas que vem sendo centrais para o GT Gênero e Sexualidade, apresentando-se frequentemente nos Espaços de Discussão que ocorrem durante os encontros anuais do IPDMS. Entre esses temas estão, sobretudo: a) violência, crime e criminalização; b) feminismos e o problema da representação; c) conflitos em torno de questões de gênero e de sexualidade no interior do Sistema de Justiça, notadamente do Poder Judiciário; d) experiências de assessoria jurídica popular junto a temáticas de gênero e de sexualidade; e e) direitos sexuais e reprodutivos. 

Prazo final de submissão de trabalhos: 25/07/2017.

 
Publicado: 2017-04-08 Mais...
 
Outras notícias...

v. 2, n. 2 (2016): Dossiê "Assessoria Jurídica Popular"


Dossiê "Assessoria Jurídica Popular"