Publicação do dossiê “Poder Judiciário e conflitos fundiários no campo e na cidade” (v. 11, n. 1, 2025)

31.03.2025

É com grande satisfação que a InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais torna público o dossiê “Poder Judiciário e conflitos fundiários no campo e na cidade”, com a organização de Mariana Trotta Dallalana Quintans, Erika Macedo Moreira e Hugo Belarmino de Morais, e com a colaboração inédita dos projetos de extensão Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Luiza Mahin da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o Observatório Interdisciplinar e Assessoria em Conflitos Territoriais (OBUNTU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com o Observatório Fundiário Goiano (OFUNGO) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A edição, referente ao semestre de janeiro e junho de 2025, com a nova periodicidade de publicação no mês de março (e setembro para o período de jul./dez.), pode ser consultada no sítio eletrônico da InSURgência, e está disponível também na íntegra em arquivo único.

Além de 21 artigos inéditos selecionados pela Comissão Organizadora, a edição também reúne entrevistas com Diego Vedovatto, militante do MST, e Maria de Lourdes Alves, militante do MLB, bem como verbetes, expressões poéticas, resenhas e documentos históricos relacionados às temáticas territoriais, seus conflitos, tensões, o papel do Poder Judiciário, os atores que lutam pelo cumprimento da reforma agrária e política habitacional, como o movimento sem terra, quilombolas e povos indígenas etc.; de outro lado, o contra-ataque do latifúndio e agronegócio. Somam-se ao dossiê 3 artigos de temas diversos em nossa seção Em Defesa da Pesquisa. Confira o sumário completo aqui.

Também veiculamos nesta edição importantes documentos históricos na seção Práxis de Libertação com o objetivo de socializar documentos, argumentos jurídicos e táticas processuais que possam contribuir com advogados e advogadas populares, assim como aos movimentos sociais das diversas regiões do país que lutam pelo direito à terra, moradia, contra a criminalização e a violação de direitos humanos. A seção pode ser acessada neste endereço.

Agradecemos a contribuição de todos e todas que construíram a esta vigésima primeira edição, em especial, aos companheiros e às companheiras do IPDMS e colaboradores/as que somam na construção militante de uma revista insurgente.

Convidamos todas, todos e todes à leitura e ao debate!

Saudações inSURgentes,

Equipe editorial e comissão organizadora do dossiê,

Março de 2025.