Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental

  • Rayllane de Souza Cruz Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Leitura, Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura, Poema

Resumo

Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema,  voltada ao Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de leitura como interação, contribuindo para a formação e o desenvolvimento do aluno-leitor. Para isso, o estudo fundamenta-se nas perspectivas sobre leitura, centrada nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por XXXXXX (ano; ano), que ressaltam a necessidade dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, observa-se que a ordenação e a sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema permitem ao aluno-leitor: (a) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (b) posicionar-se sobre a temática do texto; (c) produzir um texto como réplica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayllane de Souza Cruz, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, Porto Nacional – TO - Brasil. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá. Fundação Araucária. Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, Maringá-PR-Brasil.

Referências

ANGELO, C. M. P. Mediações colaborativas e pedagógicas na sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 391f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BAKHTIN, M. M; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].

BRASIL, S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, 6º ao 9º ano: língua portuguesa. 7. Ed. Reform- São Paulo: Saraiva, 2012.

COLOMER, T.; CAMPS, A. A avaliação da leitura. In:________. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, 171- 190.

DELL’ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (Org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília, DF: UNB, 1996. p. 69-75.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1996.

LEFFA, V. J. Conceito de leitura. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

RODRIGUES, A. Perguntas de leitura e construção de sentidos: experiência com o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/defesas/def_adelia_aparecida_pereira_da_silva_rodrigues.htm>. Acesso em 10 out. 2016.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.

Publicado
2018-12-10
Como Citar
Cruz, R., Fuza, Ângela, & Menegassi, R. (2018). Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.10253
Seção
Artigos