Composições corpo-vocais dos personagens de A jornada de um herói

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55504

Palavras-chave:

Voz, Expressividade, Cena, Treinamento, Composições corporais vocais de personagens

Resumo

Este artigo aborda o trabalho realizado em um processo colaborativo com os membros da equipe da peça A jornada de um herói, no que se refere à construção cênica relacionada à preparação corpo-vocal interpretativa dos atores Mateus Amorin e Karen Menezes. São 43 personagens ao longo do espetáculo, com as suas respectivas composições. Porém neste trabalho, selecionamos os principais personagens com uma descrição mais detalhada. Esse artigo se insere no estudo do corpo e da voz em cena, mostrando novas experiências para a prática de atores e diretores na vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Celeste Guberfain, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora Titular, responsável pelas disciplinas de Voz da Escola de Teatro da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Fonoaudióloga, Especialista em Voz pelo CFFa; Mestra e Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO. Principais publicações: Livros: Voz em Cena volumes 1 e 2 (org.), Revinter; A voz e a poesia no espaço cênico (Synergia e FAPERJ). Práticas, poéticas e devaneios vocais (org. junto com César Lignelli), Synergia.

Mateus Amorim Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Nova Iguaçu/RJ, Brasil

Licenciando em Letras: Português e Literaturas pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Ator e dramaturgo, membro da Cia. Atores da Fábrica. Principais publicações: Livro: A jornada de um herói (Edições Cândido, 2022).

Alexandre de Oliveira Gomes Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Licenciado em teatro pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e mestrando em Artes da cena pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Professor e diretor da Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos. Diretor da Cia Atores da Fábrica. Principais publicações: Livro: Ricardo III um homem do seu tempo (Giostri Editora, 2023), prefácio: A jornada de um herói (Edições Cândido, 2022), prefácio: Corpos do drama (Editora Patuá, 2024).

Referências

ALEIXO, Fernando. Práticas e poéticas vocais. SISBIUFU. Uberlândia, Minas Gerais, 2022.

AMORIM, Mateus. A jornada de um herói. Niterói: Edições Cândido, 2022.

ARI, Rafael Luiz Marques. O processo colaborativo na formação de dramaturgos. VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas 2010. Anais do Congresso Abrace.

BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene vocal: cuidando da voz. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

BEHLAU, Mara. O livro do especialista. São Paulo: Revinter, 2005.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução: Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Editora Pensamento, 2013.

FO, DARIO. Manual mínimo do ator. São Paulo: editora Senac São Paulo, 1998.

GUBERFAIN, Jane C. A voz e a poesia no espaço cênico. Rio de Janeiro, Synergia, 2012.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Lisa Ullmann (org.). São Paulo: Summus, 1978.

TORRES, Walter Lima Neto. Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador. Repertório: Teatro & Dança - Ano 12 - Número 13 - 2009.2

TROTTA, Rosyane. Autoralidade, grupo e encenação. Sala Preta, n. 6, 2006. p. 155-164.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Guberfain, J. C., Ribeiro, M. A., & Gomes, A. de O. G. (2024). Composições corpo-vocais dos personagens de A jornada de um herói. Voz E Cena, 5(02), 23–39. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.55504

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.