Editorial / Presentación
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.60491Palabras clave:
Editorial, PresentaciónResumen
Até sua 11ª edição, a Revista Voz e Cena registrou um total de 158 publicações categorizadas em 117 artigos, 16 entrevistas, 5 traduções, 9 relatos de experiência, 1 resenha e 10 registros audiovisuais, concebidos por pesquisadoras(es) vinculadas(os) a instituições de ensino das 5 regiões do Brasil além da Argentina, Portugal, Itália, França, Reino Unido e Estados Unidos. Ao detalhar a origem do quantitativo das publicações percebe-se que 62 destas são advindas da Região Sudeste, 36 da Região Centro-oeste, 20 da Região Sul, 15 da Região Nordeste e 9 Região Norte do país, além de 16 internacionais.
A 12ª edição da Revista Voz e Cena, volume 6, número 02 de 2025, tem representatividade massiva de autoras(res) que possuem distintas relações (ancestrais, poéticas e/ou de pesquisa) com a região norte do país. Estas publicações se concentram no Dossiê temático “Poéticas em Vocalidades e Sonoridades da Cena nas Amazônias” que contou com o trabalho intenso e primoroso do comitê editorial formado Thales Branche - Escola de Teatro e Dança da UFPA - docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, Leonel Carneiro - Universidade Federal do Acre - docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFAC e Karimme Silva - doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA.
Para além dos 8 artigos e dos 2 relatos de experiências que relacionados ao dossiê temático “Poéticas em Vocalidades e Sonoridades da Cena nas Amazônias”, esta edição também compreende 2 artigos na seção de fluxo contínuo e 2 registros audiovisuais.
O primeiro artigo desta seção intitulado “Práticas musicais e o cissexismo: classificação vocal” de Marcos Machado Chaves e Paulo Otávio Ribeiro Delgado traz problematizações importantes acerca da classificação vocal de pessoas cantoras, divididas tradicionalmente na música, em vozes femininas e vozes masculinas.
Já no segundo artigo “A disjunção enunciativa em moscou para principiantes”, Aline Filócomo, Natacha Dias e Vinicius Torres Machado descrevem e analisam em um estudo de caso, a disjunção enunciativa como operador metodológico e expressivo que vincula processo criativo e espetáculo.
Na seção Registro Audiovisual é apresenta do Juliana Mota, Maria Clara Guimarães Ferrer Carrilho e Vinícius Assunção Albrícker, “Motriz”, uma peça sonora de Albrícker, que foi crida a partir de espetáculo teatral homônimo concebido por Mota e pela diretora Maria Clara Ferrer no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão CASA ABERTA da Universidade Federal de São João Del Rei.
E por fim, é apresentado por Sulian Vieira o registro da performance narrativa, “A Tecelã das Noites”, que consiste em parceria estética, que agrega artistas do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq/2003) e trata do universo milenar e multicultural d’As Mil e Uma Noites com foco no implacável universo do rei Sharriar, feminicida em série, desafiado pelos universos múltiplos e fantasiosos narrados por Sharrazad.
Em seu conjunto, este número conta com 10 artigos (8 do dossiê temático e 2 do fluxo contínuo) além 2 relatos de experiência vinculados tematicamente ao dossiê e 2 registros audiovisuais.
Deixamos por aqui também nosso agradecimento ao PPG-CEN/UnB e à CAPES pelo apoio institucional, aos integrantes da Rede Voz e Cena e às nossas parcerias interinstitucionais via professoras(res) atuantes nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Por fim, reiteramos a importância da leitura e da utilização de nossos artigos, sobretudo em pesquisas relacionadas às sonoridades e às artes da cena, para que possamos dar continuidade à revista e, cada vez mais, melhorar a qualidade de nossas publicações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2025 Voz e Cena

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los lectores tienen la libertad de descargar, imprimir y usar los artículos publicados en el periódico, siempre y cuando haya una mención explícita a los autores y al periódico Voz e Cena y que no hay cambio en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos debe ser aprobado por los autores y el periódico. Al enviar un artículo al periódico Voz e Cena y una vez aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los derechos de primera publicación y el permiso para que el periódico redistribuya este artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.
Este trabajo tiene licencia bajo una Creative Commons Attribution 4.0 International License.![]()


