Editorial / Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.55045Palavras-chave:
Editorial, ApresentaçãoResumo
Editorial / Apresentação
por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim
No primeiro semestre de 2024, vivemos no Brasil uma tragédia climática no sul do país de dimensões superlativas e sem precedentes em nossa história recente. Por outro lado, uma greve nacional dos servidores técnico-administrativos e depois de professores da maioria das universidades públicas e institutos federais brasileiros assolou nosso dia-a-dia. Naturalmente esse contexto afeta a logística da Revista Voz e Cena que tem íntima relação com inúmeras IES das 5 regiões do país.
Mas, com resiliência, seriedade, alegria e esperança, seguimos firmes no percurso no qual, de fato, acreditamos. No volume 5, número 01 de 2024, da Revista Voz e Cena é apresentado o dossiê temático Somática da Voz que foi engendrado com muita dedicação e sagacidade pelo comitê editorial formado por Diego Pizarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Brasília e por Sulian Vieira Pacheco, Universidade de Brasília (UnB).
Em seu conjunto, este número conta com 9 artigos (8 do dossiê temático e 1 do fluxo contínuo) e 2 traduções que também fazem parte do dossiê temático (1 artigo e 1 entrevista traduzidas do inglês para o português respectivamente por Sulian Vieira e Diego Pizarro) além de 1 registro audiovisual no fluxo continuo.
Apesar da robustez desse número, percebemos possibilidades concretas, assim como a importância, de ainda avançar nesta seara. Desta feita, em comum acordo com o comitê editorial do dossiê temático Somática da Voz teremos em nosso próximo número sua continuidade em Somática da Voz 2, inaugurando na Revista Voz e Cena a presença de dois dossiês temáticos em um mesmo número.
Considerando as autorias e coautorias dos manuscritos que integram as diversas seções deste número, tivemos a participação direta de 18 pessoas, vinculadas a instituições das 4 regiões do Brasil, além de pesquisadoras que mantêm relações com instituições de Nova York e do Reino Unido. Neste número foram escritos 2 artigos originalmente em língua inglesa por pesquisadoras emblemáticas da Somática da Voz. Temos também a publicação de 2 artigos, 1 registro audiovisual e 2 traduções de autoria de pessoas atualmente filiadas a Instituições de ensinos da região Centro-Oeste, 2 artigos da região Nordeste, 2 artigos da região Sudeste e 1 artigo da região Sul.
Para além dos artigos detalhados no Editorial/Dossiê Temático, temos a seção de fluxo contínuo que apresenta o artigo intitulado Um olhar Bakhtiniano sobre a construção vocal de pessoas com diversidade de gênero. Isadora Bitencourt relaciona a materialidade fônica da voz à subjetividade de quem fala e traça uma reflexão sobre a voz da pessoa transgênero como uma de suas formas de identificação. Compreende a voz como índice do sujeito da enunciação e a identifica como uma forma instantânea de revelação do gênero em transição. A partir das proposições de Bakhtin, aborda a questão social da linguagem e reconhece os efeitos de sentido produzidos e projetados pela singularidade da voz de uma pessoa, que impactam em sua identidade de gênero.
Na seção de registros audiovisuais encontra-se um compilado de desenhos, fotografias, esquemas de dispositivos cenográficos, textos e links (áudios, vídeos, dramaturgia e clipping) da peça-concerto-instalação A Máquina Desejante de João Lucas e César Lignelli. Cabe destacar que a dupla desenvolve parcerias há aproximadamente 10 anos no âmbito do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq) e têm tido como resultado tanto a publicação de artigos científicos e livros, quanto a composição de espetáculos cênico-musicais.
Deixamos por aqui também nosso agradecimento ao PPG-CEN/UnB e à CAPES pelo apoio institucional, aos integrantes da Rede Voz e Cena e às nossas parcerias interinstitucionais via professoras e professores atuantes nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Por fim, reiteramos a importância da leitura e da utilização de nossos artigos, sobretudo em pesquisas relacionadas às sonoridades e às artes da cena, para que possamos dar continuidade à revista e, cada vez mais, melhorar a qualidade de nossas publicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.