Análise da Composição Corporal-Vocal dos Atores Wagner Moura e Al Pacino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31565

Palavras-chave:

Corpo, voz, expressividade, cena, treinamento

Resumo

O domínio da expressão corporal e vocal é necessário ao ofício do ator. Dependendo do personagem, da proposta cênica e do tipo de representação, o ator precisará criar corpo e voz específicos, exigindo um conhecimento técnico e prático para esta realização. Este estudo se propõe a apontar recursos para a apreciação da construção cênica de Al Patino e Wagner Moura. Apresenta-se uma análise da atuação cênica cinematográfica de ambos os atores atuando em dois personagens cada, complementada com os respectivos elementos culturais e sociais. Esse trabalho se insere no estudo do corpo e da voz em cena. Propõe também novas referências para a prática de atores na sua vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Celeste Guberfain, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora Titular, responsável pelas disciplinas de Voz da Escola de Teatro da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Fonoaudióloga, Especialista em Voz pelo CFFa; Mestra e Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO. Principais publicações: Livros: Voz em Cena volumes 1 e 2 (org.). Revinter;  A voz e a poesia no espaço cênico (Synergia e FAPERJ). Práticas, poéticas e devaneios vocais (org. junto com César Lignelli). Synergia.

Lidia Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, Especialista em Voz pelo CFFa; Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO; Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional  da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Supervisora do Ambulatório de Voz Do HU-UFRJ

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz. A Linguagem e as Representações da Masculinidade. Textos para discussão. Rio de Janeiro. Escola Nacional de Ciências Estatísticas. n. 11, 33p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv3121.pdf. Acessado em 13/02/2020.

BEHLAU Mara. Voz - O Livro do Especialista. 1.ed. Rio de Janeiro: Revinter, v. 02, 2005.

BEUTTENMÜLLER; LAPORT. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1989.

CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem caracterização das Memórias de um sargento de milícias. Revista do Instituto de estudos brasileiros, São Paulo. Universidade de São Paulo. n. 8. pp. 67-89, 1970.

FERNANDES, Fernanda Moreto. Levando a sério a palhaçada: um estudo da natureza ambivalente do riso. Belo Horizonte: Programa de Pós- Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. Dissertação (Mestrado em Artes).

GUBERFAIN, Jane Celeste. A Voz e a poesia no espaço cênico. Rio de Janeiro: Synergia, 2012.

NETTER, Frank Henry. Atlas De Anatomia Humana. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elselvier, 2015.

NOGUEIRA, Virginia Lemes. Psicodinâmica vocal e audiovisualização da voz: práticas da clínica fonoaudiológica a serviço da ação vocal cênica. Belo Horizonte: Programa de Pós- Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Dissertação (Mestrado em Artes).

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

RYNGAERT, Jean Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução de Pontes de Paula Lima. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

THEBAS, Cláudio. O livro do Palhaço. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Guberfain, J. C., & Becker, L. (2020). Análise da Composição Corporal-Vocal dos Atores Wagner Moura e Al Pacino. Voz E Cena, 1(01), 119–144. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31565

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.