Análise da Composição Corporal-Vocal dos Atores Wagner Moura e Al Pacino
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31565Palavras-chave:
Corpo, voz, expressividade, cena, treinamentoResumo
O domínio da expressão corporal e vocal é necessário ao ofício do ator. Dependendo do personagem, da proposta cênica e do tipo de representação, o ator precisará criar corpo e voz específicos, exigindo um conhecimento técnico e prático para esta realização. Este estudo se propõe a apontar recursos para a apreciação da construção cênica de Al Patino e Wagner Moura. Apresenta-se uma análise da atuação cênica cinematográfica de ambos os atores atuando em dois personagens cada, complementada com os respectivos elementos culturais e sociais. Esse trabalho se insere no estudo do corpo e da voz em cena. Propõe também novas referências para a prática de atores na sua vida profissional.
Downloads
Referências
ALVES, José Eustáquio Diniz. A Linguagem e as Representações da Masculinidade. Textos para discussão. Rio de Janeiro. Escola Nacional de Ciências Estatísticas. n. 11, 33p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv3121.pdf. Acessado em 13/02/2020.
BEHLAU Mara. Voz - O Livro do Especialista. 1.ed. Rio de Janeiro: Revinter, v. 02, 2005.
BEUTTENMÜLLER; LAPORT. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1989.
CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem caracterização das Memórias de um sargento de milícias. Revista do Instituto de estudos brasileiros, São Paulo. Universidade de São Paulo. n. 8. pp. 67-89, 1970.
FERNANDES, Fernanda Moreto. Levando a sério a palhaçada: um estudo da natureza ambivalente do riso. Belo Horizonte: Programa de Pós- Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. Dissertação (Mestrado em Artes).
GUBERFAIN, Jane Celeste. A Voz e a poesia no espaço cênico. Rio de Janeiro: Synergia, 2012.
NETTER, Frank Henry. Atlas De Anatomia Humana. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elselvier, 2015.
NOGUEIRA, Virginia Lemes. Psicodinâmica vocal e audiovisualização da voz: práticas da clínica fonoaudiológica a serviço da ação vocal cênica. Belo Horizonte: Programa de Pós- Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Dissertação (Mestrado em Artes).
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RYNGAERT, Jean Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução de Pontes de Paula Lima. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
THEBAS, Cláudio. O livro do Palhaço. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.