EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS DO SÉCULO XX

ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS

Autores

  • André Luís Silva da Silva, Dr. na Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Marcello Ferreira, Dr. Universidade de Brasília - UnB
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Dr Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Samara Magalhães Pereira Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Paulo Rogério Garcez de Moura, Dr. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19645

Palavras-chave:

Epistemólogos da Ciência. Epistemologia Científica. Demarcação da Ciência. Progresso da Ciência. Ensino.

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos quatro epistemólogos científicos do Século XX ”“ Popper, Kuhn, Lakatos e Laudan ”“ a propósito de suas perspectivas sobre a demarcação e o progresso científicos. Disso, formulamos oito enunciados que julgamos característicos dessas perspectivas, submetendo-os à avaliação (de concordância ou discordância) a 68 alunos ingressantes (22 do ensino médio, e de cursos ciências nos níveis técnico, 22 alunos, e superior, 24 alunos). Os resultados demonstram que os alunos investigados reproduzem visões compatíveis com os pensamentos dos epistemólogos dos principais epistemólogos científicos do Século XX, particularmente com relação à crença em uma teoria a partir da possibilidade de falseá-la; na existência de paradigmas únicos, bem como de sua sucessão por rupturas drásticas; em que a ciência se demarca por suas bases empíricas e que pela competição ela progride; em que a ciência se legitima pela resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Dr, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2018-11-25

Como Citar

DA SILVA, André Luís Silva; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; PEREIRA, Samara Magalhães; DE MOURA, Paulo Rogério Garcez. EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS DO SÉCULO XX: ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–30, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19645. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19645. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2