TEORIAS DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO COMO REFERENCIAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO: AUSUBEL E LIPMAN

Autores

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315

Palavras-chave:

Teorias de Aprendizagem. Teorias da Educação. Práticas de Ensino. Produtos Educacionais.

Resumo

Os Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcados em Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem, desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman, mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.

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Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Instituto de Física - IFD,  - UnB - Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, ICC-Centro CEP 70919-970 Brasília / DF

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Instituto de Física - IFD,  - UnB - Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, ICC-Centro CEP 70919-970 Brasília / DF

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. TEORIAS DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO COMO REFERENCIAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO: AUSUBEL E LIPMAN. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 28 mar. 2024.

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