Proposta de uma Sequência de Ensino Investigativo abordando o ensino de física moderna
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25884Palavras-chave:
Ensino de Física. Física Moderna. Efeito Fotoelétrico.Resumo
Nos dias atuais, faz-se necessário que os estudantes de ensino médio conheçam os fundamentos físicos envolvidos no funcionamento dos equipamentos tecnológicos, que estão inseridos cada vez mais no cotidiano do ser humano (VALADARES; MOREIRA,1998). Conhecer tais conceitos físicos, pode até influenciar a escolha profissional futura dos discentes. Daí a importância de introduzir conceitos básicos de Física Moderna e, em especial, de fazer uma ponte entre a teoria e aplicação no dia a dia. Em concordância, cita-se a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que reforça a necessidade da inserção de abordagens no nível médio da Física Moderna (BRASIL, 2018).
Melhorato e Nicoli (2012) defendem que para alcançar os objetivos reais do ensino médio, torna-se importante discutir as possibilidades de realizar abordagens mais dinâmicas e interativas dos conteúdos, que facilitem a compreensão e tornem o ensino da Física Moderna mais atrativa aos estudantes. Neste sentido, os materiais didáticos são ferramentas importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Como exemplo, aulas experimentais podem auxiliar o processo de aprendizagem significativa, pois, quando bem articuladas pelo professor, de forma a trabalhar a autonomia dos discentes, podem facilitar a interação entre o conhecimento prévio do educando (subsunçores) e o novo conceito, abordado no experimento (MOREIRA, 2011).
Uma das maneiras de dinamizar as aulas é a utilização de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que pode ser iniciada a partir de um problema previamente escolhido pelo docente (CARVALHO; et.al., 2013). Assim, apresenta-se como proposta de ensino discutir uma reportagem sobre “Iluminação pública”, de forma a provocar os alunos a entenderem como funciona o acendimento automático dos postes de luz. Em seguida, trabalhar os conceitos introdutórios de Física Moderna, do problema da radiação do corpo negro até o efeito fotoelétrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).