Proposta de uma Sequência de Ensino Investigativo abordando o ensino de física moderna

Autores

  • Isaías Fernandes Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
  • Alejandro Fonseca Duarte Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25884

Palavras-chave:

Ensino de Física. Física Moderna. Efeito Fotoelétrico.

Resumo

Nos dias atuais, faz-se necessário que os estudantes de ensino médio conheçam os fundamentos físicos envolvidos no funcionamento dos equipamentos tecnológicos, que estão inseridos cada vez mais no cotidiano do ser humano (VALADARES; MOREIRA,1998). Conhecer tais conceitos físicos, pode até influenciar a escolha profissional futura dos discentes. Daí a importância de introduzir conceitos básicos de Física Moderna e, em especial, de fazer uma ponte entre a teoria e aplicação no dia a dia. Em concordância, cita-se a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que reforça a necessidade da inserção de abordagens no nível médio da Física Moderna (BRASIL, 2018).

Melhorato e Nicoli (2012) defendem que para alcançar os objetivos reais do ensino médio, torna-se importante discutir as possibilidades de realizar abordagens mais dinâmicas e interativas dos conteúdos, que facilitem a compreensão e tornem o ensino da Física Moderna mais atrativa aos estudantes. Neste sentido, os materiais didáticos são ferramentas importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Como exemplo, aulas experimentais podem auxiliar o processo de aprendizagem significativa, pois, quando bem articuladas pelo professor, de forma a trabalhar a autonomia dos discentes, podem facilitar a interação entre o conhecimento prévio do educando (subsunçores) e o novo conceito, abordado no experimento (MOREIRA, 2011).

Uma das maneiras de dinamizar as aulas é a utilização de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que pode ser iniciada a partir de um problema previamente escolhido pelo docente (CARVALHO; et.al., 2013). Assim, apresenta-se como proposta de ensino discutir uma reportagem sobre “Iluminação pública”, de forma a provocar os alunos a entenderem como funciona o acendimento automático dos postes de luz. Em seguida, trabalhar os conceitos introdutórios de Física Moderna, do problema da radiação do corpo negro até o efeito fotoelétrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

GOMES, Isaías Fernandes; DUARTE, Alejandro Fonseca; SANTOS, Bianca Martins. Proposta de uma Sequência de Ensino Investigativo abordando o ensino de física moderna. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 67–68, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25884. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25884. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)