JOGO DAS GRANDEZAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Everaldo dos Santos Araújo Universidade Federal do Acre
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12079

Palavras-chave:

Ensino de Física. Jogo Educativo. Grandezas físicas. Lúdico. Recurso didático.

Resumo

O presente artigo propõe ao ambiente escolar um jogo educativo para o ensino de Física, sobre as grandezas físicas e seus significados, com intuito de alcançar a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O jogo envolve os principais temas abordados em física durante o ensino médio: mecânica, ondulatória, óptica, termodinâmica, eletromagnetismo e física moderna; viabilizando o uso em salas de aula do terceiro do ensino médio ou em turmas dos cursos de nível superior em Física, para revisão dos conteúdos. A presente pesquisa, além de propor o “Jogo das Grandezas” como recurso didático, apresenta resultados para sua aplicação com alunos da graduação, concluintes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre. Os resultados mostram que a dinâmica do jogo foi proveitosa, com grande aceitação por parte dos pesquisados, que demonstraram habilidades e segurança em relação aos conteúdos de Física, evidenciando instantes de descontração e seriedade durante a atividade. Verificou-se ainda que o jogo proposto é um instrumento promissor para o ensino de física.

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Biografia do Autor

Everaldo dos Santos Araújo, Universidade Federal do Acre

Discente do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre,Campus Sede, Rodovia BR 364, Km 04, s/n, Distrito Industrial, Rio Branco, AC,CEP 69920-900.

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo UFAC) e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC). No momento, coordena o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Física UFAC). Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica.

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

ARAÚJO, Everaldo dos Santos; SANTOS, Bianca Martins. JOGO DAS GRANDEZAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12079. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12079. Acesso em: 3 dez. 2024.

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