Uso de experimentos e aplicativos de análise de dados no ensino da 2ª Lei de Newton
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25893Palavras-chave:
Ensino de Física. Experimentos. Tecnologia. Software.Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada dia mais presentes em nossas vidas, inclusive no meio de trabalho, com o pensamento que algo surge tecnologicamente para auxiliar e facilitar o desenvolvimento das tarefas, este trabalho visa qualidade no desenvolvimento de ensino. Visando isto, vale observar o que diz o GTE do Ministério da Educação, Brasil 2013:
“(...)embora considere importante a utilização de tecnologias de qualidade com vistas à melhoria da educação, alerta que o seu uso se torna desprovido de sentido se não estiver aliado a uma perspectiva educacional comprometida com o desenvolvimento humano, com a formação de cidadãos, com a gestão democrática, com o respeito à profissão do professor e com a qualidade social da educação” (BRASIL, 2013, p. 10).
Visto isso, vale ressaltar o compromisso com o desenvolvimento do aluno em seu meio escolar e social, assim como providenciar uma formação de qualidade. Diante disso, este trabalho baseia-se na teoria pedagógica sócio interacionista de Vygotsky realizando estudo prático em grupo e psicologia educacional de David Ausubel com foco nos conhecimentos prévios, como orientação pedagógica para aplicação desses recursos tecnológicos, visto que para segunda lei de Newton usa-se os conhecimentos da cinemática. Diante do exposto propomos uma metodologia que faz uso de vídeos de experimentos realizados em sala de aula e de aplicativos de análises de vídeos e dados como Tracker e Excel, respectivamente. O nosso propósito é estimular o estudo de Física no primeiro ano do ensino médio, retratando a segunda lei de Newton em seu cotidiano, através de análise de vídeos de experimentos relacionados ao tema. Expondo assim, que a física é importante para o conhecimento dos fenômenos em sua volta, distinguindo-se melhor os eventos naturais que o cercam. Contudo, o cerne desse trabalho constitui-se em denotar ao estudante de maneira agradável que é possível adquirir conhecimento sobre a disciplina através do software de vídeo e análise de dados relacionado aos fenômenos físicos. Adaptado de Pereira (2015, p.1).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).