Utilização de apps para o ensino do efeito Doppler
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25896Palavras-chave:
PHYPHOX. Gerador de Frequências Sonoras. Efeito Doppler.Resumo
O ensino e aprendizado de física faz parte de um importante processo que possibilita ao indivíduo um olhar detalhado e uma melhor compreensão da natureza e do meio que o cerca. Ressalta-se a importância das aulas desta componente curricular (MOREIRA, 2018), proporcionar aos alunos atividades que desenvolvam o pensamento crítico, observação prática do conteúdo teórico no cotidiano, além de possibilitar e facilitar o manuseio de equipamentos tecnológicos.
Partindo do princípio que a física procura descrever os eventos físicos da natureza, torna-se necessário a criação de pensamentos mais sistematizados, de forma a detalhar e classificar os fenômenos. Neste sentido, o discente de física deve desenvolver estas habilidades para uma melhor compreensão dos assuntos estudados, deixando de ter o papel de ser um espectador, para tornar-se responsável pelo processo e construção do próprio conhecimento.
Assim, o trabalho apresenta uma proposta de ensino para o tema do efeito Doppler, utilizado os aplicativos “Physical Phone Experments” e “Frequency Sound Generator”. São propostas atividades experimentais que possibilitem aos estudantes perceberem o efeito Doppler associado ao som. Além da realização e comprovação experimental do fenômeno com a utilização de APPs, disponíveis através das plataformas digitais e que podem servir de suporte para favorecer a construção da relação ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).