Aplicativo com fenômenos do cotidiano para desenvolvimento dos conceitos de Física Moderna

Autores

  • Erik Rocha de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Antonio Romero Costa Pinheiro Universidade Federal do Acre
  • Isaias Fernandes Gomes Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25891

Palavras-chave:

Ensino de Física. Physics Phone. Aplicativo. Física Moderna.

Resumo

A luz de novas pesquisas que fomentam o crescimento tecnológico no século XXI, é cada vez mais comum a procura de professores de toda a rede de ensino por novas metodologias que o auxiliem na facilitação do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com (UNESCO, 2010) essas tecnologias digitais estão inseridas na nossa sociedade em todos os âmbitos da vida e vieram para ficar. Então a grande exclamação, é sobre como a escola pode utilizar melhor a tecnologia para que essas tenham maior eficácia quando atreladas a educação.

A partir de toda essa perspectiva tecnológica, verifica-se o crescente fluxo de descobertas na última década, que fez com que a Física Moderna ganhasse espaços avassaladores nos noticiários, nos meios de pesquisa, programas de mestrado e doutorado e até no mercado de trabalho. O estado do Acre, por exemplo, onde está localizada a universidade onde propomos a criação do aplicativo e também a aplicação do mesmo, segundo (ANATEL, 2019), foi referência crescente no desenvolvimento de fibra óptica.

E se a física moderna presente nesse e em outros fenômenos é a explicação para grande parte das tecnologias presentes no mundo, por que não utilizar delas próprias para a disseminação do conteúdo que mais apresenta defasagem na rede de ensino regular? 

O manuseio de maneira correta dessa onda crescente de dispositivos conectados à internet dentro das escolas, se dará nesta pesquisa, pela abordagem de Ensino Aprendizagem, focalizado em David Ausubel, Psicólogo da Educação Estadunidense, onde através de um aplicativo direcionado para o ensino de física, especificamente ao conteúdo de física moderna, o aluno do Ensino Médio, será capaz de desenvolver habilidades de análise comparativa da física abstrata com o cotidiano, assimilando os conceitos científicos com a linguagem diária do aluno.

O aplicativo intitulado como Physics Phone, funciona em sistemas operacionais, Android, IOS e Microsoft, podendo ser baixado por todos os alunos da rede pública e privada, com disponibilidade para download gratuita. Vale ressaltar que o aplicativo é uma obra em andamento, autoria do próprio autor deste resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

DE OLIVEIRA, E. R.; PINHEIRO, A. R. C.; GOMES, I. F. Aplicativo com fenômenos do cotidiano para desenvolvimento dos conceitos de Física Moderna. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 79–80, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25891. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25891. Acesso em: 7 dez. 2022.