Aplicativo com fenômenos do cotidiano para desenvolvimento dos conceitos de Física Moderna
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25891Palavras-chave:
Ensino de Física. Physics Phone. Aplicativo. Física Moderna.Resumo
A luz de novas pesquisas que fomentam o crescimento tecnológico no século XXI, é cada vez mais comum a procura de professores de toda a rede de ensino por novas metodologias que o auxiliem na facilitação do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com (UNESCO, 2010) essas tecnologias digitais estão inseridas na nossa sociedade em todos os âmbitos da vida e vieram para ficar. Então a grande exclamação, é sobre como a escola pode utilizar melhor a tecnologia para que essas tenham maior eficácia quando atreladas a educação.
A partir de toda essa perspectiva tecnológica, verifica-se o crescente fluxo de descobertas na última década, que fez com que a Física Moderna ganhasse espaços avassaladores nos noticiários, nos meios de pesquisa, programas de mestrado e doutorado e até no mercado de trabalho. O estado do Acre, por exemplo, onde está localizada a universidade onde propomos a criação do aplicativo e também a aplicação do mesmo, segundo (ANATEL, 2019), foi referência crescente no desenvolvimento de fibra óptica.
E se a física moderna presente nesse e em outros fenômenos é a explicação para grande parte das tecnologias presentes no mundo, por que não utilizar delas próprias para a disseminação do conteúdo que mais apresenta defasagem na rede de ensino regular?
O manuseio de maneira correta dessa onda crescente de dispositivos conectados à internet dentro das escolas, se dará nesta pesquisa, pela abordagem de Ensino Aprendizagem, focalizado em David Ausubel, Psicólogo da Educação Estadunidense, onde através de um aplicativo direcionado para o ensino de física, especificamente ao conteúdo de física moderna, o aluno do Ensino Médio, será capaz de desenvolver habilidades de análise comparativa da física abstrata com o cotidiano, assimilando os conceitos científicos com a linguagem diária do aluno.
O aplicativo intitulado como Physics Phone, funciona em sistemas operacionais, Android, IOS e Microsoft, podendo ser baixado por todos os alunos da rede pública e privada, com disponibilidade para download gratuita. Vale ressaltar que o aplicativo é uma obra em andamento, autoria do próprio autor deste resumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).