Estados físicos da água, calor sensível e calor latente: um jogo didático para o ensino de física com audiodescrição e braille
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25855Palavras-chave:
Estados físicos da água. Calor sensível e latente. Jogo didático. Audiodescrição. Braille.Resumo
A inclusão escolar dos alunos com deficiência visual (cego) tem crescido muito nos dias atuais, de tal modo que os educadores precisam buscar diferentes estratégias de ensino nas diversas áreas de atuação, a fim de ampliar a qualidade do ensino. Por conseguinte, incluir é, sobretudo, disponibilizar aos alunos a possibilidade de dominar o saber que ele absorve do professor, destacando o modo excludente e inacessível com que a ciência, muitas vezes, tem sido tratada em sala de aula com alunos cegos (LIPPE; CAMARGO, 2009).
O aluno com deficiência visual necessita de adaptações especificas dos materiais de Física. Visto que para incluí-los nas aulas, além de utilizar imagens com elementos destacados em relevo e maquetes acessíveis. Em particular, no contexto de jogos didáticos, é possível trabalhar as adaptações através da Audiodescrição, tendo como objetivo a tradução lúdica daquilo que está sendo trabalhado, e legenda em braille. Ambos utilizados para auxiliar a leitura dos alunos cegos, garantindo assim a aquisição de conhecimentos sobre o mundo.
Mas, para que ocorra a inclusão, as pessoas com deficiência visual necessitam de recursos que garantam o processo de ensino, e o uso da Tecnologia Assistiva, no sentido de terem garantidos materiais adaptados à sua especificidade e que possibilitem a aprendizagem. Conforme destaca Bersch (2013), Tecnologia Assistiva (TA):
É uma ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem e, consequentemente, da inclusão de alunos em todas as etapas da formação educacional, permitindo a acessibilidade destes, colocando-os em igualdade de condições para participarem, juntamente com as pessoas videntes, de conversas, atividades acadêmicas, dentre outras, a partir de conteúdos variados (BERSCH, 2013, p. 2).
Assim, a Tecnologia Assistiva tornou-se um instrumento fundamental no apoio pedagógico, e meio concreto de inclusão dos alunos com deficiência visual em instituições de todos os níveis. Neste contexto, o trabalho propõe um jogo para o ensino de física, sobre os conceitos de estados físicos da água; calor sensível e calor latente. Além da ideia do jogo ser inédita, este apresenta adaptações em relevo, braille e audiodescritas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).