Estados físicos da água, calor sensível e calor latente: um jogo didático para o ensino de física com audiodescrição e braille

Autores

  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Ingrath Narrayany da Costa Nunes Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Fernando Neri de Arruda Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25855

Palavras-chave:

Estados físicos da água. Calor sensível e latente. Jogo didático. Audiodescrição. Braille.

Resumo

A inclusão escolar dos alunos com deficiência visual (cego) tem crescido muito nos dias atuais, de tal modo que os educadores precisam buscar diferentes estratégias de ensino nas diversas áreas de atuação, a fim de ampliar a qualidade do ensino. Por conseguinte, incluir é, sobretudo, disponibilizar aos alunos a possibilidade de dominar o saber que ele absorve do professor, destacando o modo excludente e inacessível com que a ciência, muitas vezes, tem sido tratada em sala de aula com alunos cegos (LIPPE; CAMARGO, 2009).

O aluno com deficiência visual necessita de adaptações especificas dos materiais de Física. Visto que para incluí-los nas aulas, além de utilizar imagens com elementos destacados em relevo e maquetes acessíveis. Em particular, no contexto de jogos didáticos, é possível trabalhar as adaptações através da Audiodescrição, tendo como objetivo a tradução lúdica daquilo que está sendo trabalhado, e legenda em braille. Ambos utilizados para auxiliar a leitura dos alunos cegos, garantindo assim a aquisição de conhecimentos sobre o mundo.

Mas, para que ocorra a inclusão, as pessoas com deficiência visual necessitam de recursos que garantam o processo de ensino, e o uso da Tecnologia Assistiva, no sentido de terem garantidos materiais adaptados à sua especificidade e que possibilitem a aprendizagem. Conforme destaca Bersch (2013), Tecnologia Assistiva (TA):

 

É uma ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem e, consequentemente, da inclusão de alunos em todas as etapas da formação educacional, permitindo a acessibilidade destes, colocando-os em igualdade de condições para participarem, juntamente com as pessoas videntes, de conversas, atividades acadêmicas, dentre outras, a partir de conteúdos variados (BERSCH, 2013, p. 2).

 

Assim, a Tecnologia Assistiva tornou-se um instrumento fundamental no apoio pedagógico, e meio concreto de inclusão dos alunos com deficiência visual em instituições de todos os níveis. Neste contexto, o trabalho propõe um jogo para o ensino de física, sobre os conceitos de estados físicos da água; calor sensível e calor latente. Além da ideia do jogo ser inédita, este apresenta adaptações em relevo, braille e audiodescritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

SANTOS, Bianca Martins; NUNES, Ingrath Narrayany da Costa; DE ARRUDA, Fernando Neri. Estados físicos da água, calor sensível e calor latente: um jogo didático para o ensino de física com audiodescrição e braille. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 17–18, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25855. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25855. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)