proposta de sequência didática para ensino de dilatometria com utilização de paródia

Autores

  • Railene Azevedo da Fonseca Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Francisco Eulálio A. Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Lídia da Rocha Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25861

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem em Física. Paródias. Lúdico.

Resumo

O ensino de Física pode ser associado a atividades que levam à memorização de informações, fórmulas, estruturas e conhecimentos que limitam a aprendizagem, desmotivando o aluno quanto à Física. Os recursos didáticos são considerados elementos essenciais no trabalho dos conteúdos escolares com os alunos, pois permite o contato com diversas formas de aprendizagem, cuja aplicação permeia aspectos motivacionais, estimulantes, desafiadores e colaboradores. Nesse sentido, objetiva-se no trabalho relatar a utilização de paródias como estratégia de ensino e aprendizagem para abordagem de conteúdos de Física, dando enfoque ao uso da contextualização. “Para Ribas e Guimarães (2004, p. 2), quando o aluno sente prazer na atividade proposta pelo professor, a aprendizagem e o processo cognitivo de construção do conhecimento são estimulados”. Segundo os autores, a construção de conhecimentos significativos está ligado a algo que chama atenção e que revela coisas com as quais o indivíduo identifica-se e que pode despertar sensações ou emoções. Para eles, a base de tal reflexão está associada ao estímulo da crítica e a vivência de cada um. Assim, “...o uso da música na forma de paródias tem a possibilidade de quebrar a rotina escolar baseada no modelo tradicional de ensino, possibilitando momentos de alegria e descontração durante a aula, estimulando a atenção e a responsabilidade necessárias à aprendizagem” (SILVEIRA; KIOURANIS, 2008, p. 29).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

DA FONSECA, R. A.; SANTOS, F. E. A.; SANTOS, B. M.; SILVA, L. da R. proposta de sequência didática para ensino de dilatometria com utilização de paródia. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 27–28, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25861. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25861. Acesso em: 7 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)