proposta de sequência didática para ensino de dilatometria com utilização de paródia
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25861Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem em Física. Paródias. Lúdico.Resumo
O ensino de Física pode ser associado a atividades que levam à memorização de informações, fórmulas, estruturas e conhecimentos que limitam a aprendizagem, desmotivando o aluno quanto à Física. Os recursos didáticos são considerados elementos essenciais no trabalho dos conteúdos escolares com os alunos, pois permite o contato com diversas formas de aprendizagem, cuja aplicação permeia aspectos motivacionais, estimulantes, desafiadores e colaboradores. Nesse sentido, objetiva-se no trabalho relatar a utilização de paródias como estratégia de ensino e aprendizagem para abordagem de conteúdos de Física, dando enfoque ao uso da contextualização. “Para Ribas e Guimarães (2004, p. 2), quando o aluno sente prazer na atividade proposta pelo professor, a aprendizagem e o processo cognitivo de construção do conhecimento são estimulados”. Segundo os autores, a construção de conhecimentos significativos está ligado a algo que chama atenção e que revela coisas com as quais o indivíduo identifica-se e que pode despertar sensações ou emoções. Para eles, a base de tal reflexão está associada ao estímulo da crítica e a vivência de cada um. Assim, “...o uso da música na forma de paródias tem a possibilidade de quebrar a rotina escolar baseada no modelo tradicional de ensino, possibilitando momentos de alegria e descontração durante a aula, estimulando a atenção e a responsabilidade necessárias à aprendizagem” (SILVEIRA; KIOURANIS, 2008, p. 29).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).