Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral

Autores

  • Roberto Vinícios Lessa do Couto Universidade de Brasília (UnB)
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25854

Palavras-chave:

Sequência Didática. Aprendizagem Significativa. Ausubel. Lipman. Astronomia.

Resumo

O estudo tem o objetivo pesquisar aportes da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e do programa de filosofia para crianças e adolescentes de Matthew Lipman, para, a partir deles, delinear propostas de ensino de tópicos de astronomia ligados à gravitação clássica e à Relatividade Geral para o ensino médio.

Para tanto, pretende-se elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática abordando os seguintes tópicos de gravitação, em benefício do ensino de astronomia: breve histórico da gravitação, a lei da gravitação universal de Newton, o sistema solar, tópicos de relatividade restrita e geral, buracos negros e lentes gravitacionais. A aplicação da sequência didática se dará no contexto de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

DO COUTO, Roberto Vinícios Lessa; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da. Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 15–16, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25854. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25854. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2