REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE NÍVEL AVANÇADO

Autores/as

  • Cláudia Jotto Kawachi Universidade Federal de São Paulo
  • Eliane Hércules Augusto-Navarro Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Jotto Kawachi Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

gramática como habilidade, material didático, atividades de ensino de inglês como LE.

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar o papel designado à gramática em um material didático de língua inglesa destinado a alunos do nível avançado. Pretendemos traçar a proposta apresentada pelo livro ao passo em que avaliaremos quatro atividades nas quais a gramática é utilizada, verificando essas atividades à luz da teoria que postula o ensino de gramática como como habilidade (Batstone, 1994 e Larsen-Freeman, 2003).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Jotto Kawachi, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Linguística.

Citas

ALMEIDA FILHO, J.C.P. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística aplicada ”“ ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
__________ Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2005.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; OLIVEIRA, M. E. C.; LUCAS, P. O. How to teach Grammar in the study of English as a foreign language?. Versão Beta. Número 18, 2003.
BATSTONE, R. Grammar. Oxford University Press: 1994.
COSTA, L.P. Uso de um exame internacional de proficiência em língua inglesa para crianças no ensino fundamental brasileiro / Leny Pereira Costa. -- Campinas, SP : [s.n.], 2009.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Language: From Grammar to Grammaring. 1st Edition. Michigan: Heinle Elt, 2003.
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38.
LEITE, Tânia A. A seleção do material didático para o ensino de língua inglesa. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí, 2003.
LIGHTBOWN, P.M. & SPADA, N. Form-focused Instruction: Isolated or Integrated? In: TESOL QUARTERLY. Vol 42, No 2, June, 2008.
MONTEIRO, D. C. Avaliando a produção de pesquisa em lingüística aplicada: foco no ensinoaprendizagem de inglesa como língua estrangeira na UNESP (Araraquara). In: MONTEIRO, D. C. (org) Ensino aprendizagem de língua inglesa em alguns contextos brasileiros. Araraquara: Laboratório Editorial /FCL/UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.
NASSAJI, H.; FOTOS, S. Current developments in research on the teaching of Grammar. In: Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge University Press, nº 24, 2004, p. 125-145.
NUNAN, D. Second Language Teaching and Learning. Boston , Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1999.

Publicado

2015-10-03

Cómo citar

KAWACHI, Cláudia Jotto; AUGUSTO-NAVARRO, Eliane Hércules; KAWACHI, Guilherme Jotto. REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE NÍVEL AVANÇADO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9407. Acesso em: 8 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.