Livro didático na Linguística Aplicada: seu papel na formação de professores dentro do ensino de línguas estrangeiras no Brasil
Palabras clave:
livro didático; formação docente; ensino de línguas estrangeiras.Resumen
Neste artigo pretendo levantar novas reflexões, possibilitando assim uma discussão sobre a presença do livro didático na formação de professores dentro de um contexto de ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Com o intuito de alcançar isso, através de revisão bibliográfica, trago questões relevantes ao refletir sobre o conceito de livro didático (PESSOA, 2009), visto como um exemplo de material didático, e o seu papel em sala de aula (TILIO, 2010). De maneira breve, primeiramente abordo sobre a história do livro didático no contexto brasileiro, para em seguida debater o tema com um olhar crítico teórico procurando trazer diferentes definições do objeto em foco (DIONÍSIO; MUNAKATA; RAZZINI, 2001). Apresento ideias das quais apoio e abro espaço para discussão, finalizando este trabalho com a conclusão de que os livros didáticos têm potencial de ser um material, mais que uma ferramenta ou manual, que irá ajudar tanto professores quanto alunos na sua jornada de aprendizagem. O objetivo aqui presente consiste em instigar o leitor a examinar criticamente sobre esse assunto, talvez até mesmo revendo as suas próprias experiências durante a sua jornada acadêmica, ao reconhecer que o livro didático nos revela uma perspectiva sobre o ensino, assim como suas finalidades educativas e sua função social.
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Citas
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