A CONTRIBUIÇÃO DA PRAGMÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Luciane Guimarães de Paula

Palavras-chave:

pragmática, ensino de línguas, metodologia do ensino de línguas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino de línguas, ressaltando seus primeiros momentos na história até as tendências metodológicas atuais e as contribuições que os estudos da Pragmática fizeram para tornar essa prática um processo mais efetivo e consciente. Este estudo destaca a concepção de língua e linguagem e de aprendizagem em diferentes momentos ao longo do desenvolvimento metodológico do ensino de línguas. Em um segundo momento apresentamos uma reflexão acerca da visão pragmática da língua(gem) e do ensino de línguas voltado para uma postura mais crítica e consciente de seu papel social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, M. H. V. ‘As Concepções Pragmáticas de Strawson, Donnellan e Searle e o Ensino de Línguas Estrangeiras.’ Estudos Anglo-Americanos, no.16, 1992 ,p. 32-35.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1998.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. ‘Fundamentação e Crítica da Abordagem comunicativa de Ensino de Línguas.’ Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP/FUNCAMP, 1988.
CAVALCANTI, M. C. Interação Leitor-Texto: aspectos da interpretação pragmática. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.
CELIA, M. H. C. ‘Objetivos dos Cursos de Letras para a Formação de Professores de Línguas Estrangeiras no Brasil’ In BOHN, H. e VANDRESSEN, P. (orgs.) Tópicos de Lingüística
Aplicada. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
FIGUEIREDO, F. J. Q. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. Goiânia: Editora da UFG, 1997.
HYMES, D. H. ‘On communicative competence.’ In: BRUMFIT, C. J. e JOHNSON, K. The communicative approach to language teaching. London: Oxford University Press, 1 979.
LABOV, W. ‘The logic of nonstandard English’. In LABOV, W. Language in the inner city: studies in the black English vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press,
1978, p. 201-240.
MAGALHAES, M. C. C. ‘Pesquisa em formação de educadores: a pragmática como
negociação de sentidos’. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, n.30, p.105-116, 1996.
MEY, J. Whose language? A study in linguistic pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1985.
MESQUITA, D. N. Estágio e Aprendizagem de Inglês na Licenciatura em Letras. 2005. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de Linguistica Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
NUNAN, D. Second Language Teaching & Learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1999.
PINTO, J. P. ‘Pragmática’. In: MUSSALIN, F. e BENTES, A. C. (orgs). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, V2, p. 47-68.
RAJAGOPALAN, K. ‘O Austin do qual a Lingüística não tomou conhecimento e a Lingüística com a qual Austin sonhou’. Cadernos de Estudos Lingüísticos, n.30, Campinas, 1996, p.57- 70.
SEARLE, J. ‘Reiterating the Differences: a reply do Derrida’. Glyph. Baltimore, Maryland: The Johns Hopkins University Press, 1977. p198-209.
UR, P. ‘English as an international language’. Comunicação apresentada na Décima Convenção Nacional do Braz-Tesol, Brasília, 8 à 11 de Julho de 2006.

Downloads

Publicado

04-10-2015

Como Citar

PAULA, Luciane Guimarães de. A CONTRIBUIÇÃO DA PRAGMÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9346. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo