ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE UM ALUNO DA CLASSE POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA AQUISIÇÃO SIGNIFICATIVA DE LE

Autores

  • Romar Souza Dias

Palavras-chave:

Estilos, Indivíduo, Ensino, Aprendizagem, Contexto.

Resumo

Pretende-se neste trabalho identificar e analisar quais estilos individuais de aprendizagem são desenvolvidos por um aluno de línguas do Núcleo de Estudos Canadenses da Universidade do Estado da Bahia. O trabalho tem por objetivo mostrar que alunos de camadas populares conseguem aprender uma língua estrangeira quando confrontados com um ensino eficiente. Discutiremos também neste artigo a importância do contexto e do professor e a influência de ambos para uma boa aprendizagem de língua estrangeira por parte dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada, ensino de línguas & comunicação. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOGDAM, R.; BIKLENS. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à teoria e os métodos. Editora Porto, 1994.
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 5. ed., New York: Pearson Education Inc., 2007.
BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (orgs). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 1. ed. Petrópolis:Vozes, 2001.
BIALYSTOK, E. A theoretical model of second language learning. Language Learnig, 1978.
CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing.In: Applied Linguistics, 1980.
CHOMSKY, Noam. Aspects of the theory of Syntax.Massachusetts: The MIT Press Cambridge, 1965.
COOK, V. Linguistics and Second Language Acquisition. 1. ed., Londres: The Macmillan Press Ltd., 1993.
ELLIS, R. The Study of Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994.
ERHMAN, Madeline E. Understanding second language difficulties.London: Sage, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia do oprimido. 29. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós ”“ modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HYMES, D. On communicative competence. In: J. B. Pride and J. Homes, Eds. Sociolinguistics. Harmondsworth, Pinguin, 1973.
JONES, Sabine. Language awareness and learning stlyles. In: Van Lier, Leo & Corso David (eds.). Encyclopedia of language and education. Vol.6. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 1997.
KEEFE, J.W. Learning style: an overview. In: NASSP’s student learning styles: diagnosing and prescribing programs. Reston, VA: National Association of Secondary School, 1997.
KLEIMAN, Angela B.; CAVALCANTI, Marilda C. (Org.). Linguística aplicada: suas faces e interfaces.Campinas (SP): 2007.
KRASHEN, S. D. The input hypothesis: issues and implications. London: Longman, 1985.
______. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Prentice-Hall International, 1998.
LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How Languages are Learned. Oxford University Press, 3.ed., 2006.
MACINTYRE, P. D. How does anxiety affect second language Learning? A reply to Sparks and Ganschow.The Modern Language Journal, 1995.
MACLAUGHLIN, B. The Monitor Model: some methodological considerations. Language Learning, 1978.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
______. Oficina de lingüística aplicada. Campinas: Mercado das Letras. 1996.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Rev. técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
MOURA FILHO, A. C. L. Pelo Inglês Afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira.Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2005.
PIAGET, J. O Desenvolvimento do Pensamento: Equilibração das Estruturas Cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. A construção de identidades e a política de representação. In: LUCIA M. F.; EVELYN G. D. O. (Orgs.). Linguagem, identidade e memória social. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
______. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2004.
SCHMIDT, R. The Role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics 11, 129-158, 1990.
SIGNORINI, Inês: CAVALCANTI, Marilda. Lingüística Aplicada e Transdiciplinaridade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
SKEHAN, P. Individual differences in second language learning. Studies in Second Language Acquisition, 13, 275-298, 1991.
STAKE, R. E. The case study method in social inquiry. In DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Y. S. The American tradition in qualitative research.Vol. II. Thousand Oaks, California: SagePublications, 2001.
VOTRE, S. J. Linguagem, identidade, representação e imaginação. In: FERREIRA, L. M. A., ORICCO, E. G. D. (Orgs.). Identidade, Linguagem e Memória Social. Novas Fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, p. 89-106.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
YIN, Robert K. Applications of case study research. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 1993.
YOKOTA, R. Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras ”“ aspectos teóricos. In: BRUNO, F. C. (Org.). Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática. 1. ed., São Carlos-SP: Claraluz, 2005.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

DIAS, Romar Souza. ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE UM ALUNO DA CLASSE POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA AQUISIÇÃO SIGNIFICATIVA DE LE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9462. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.