FUNDAMENTOS, PRESSUPOSTOS E ALGUNS CAMINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA A AQUISIÇÃO

Autores

  • Renan Kenji Sales Hayashi Universidade de Brasília
  • Verónica Andrea González Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de LE, Aquisição de L2, Abordagem Comunicativa.

Resumo

O presente artigo desenvolve uma discussão sobre a possibilidade de o professor agir na sala de aula de certas maneiras para aumentar as chances de aquisição dos aprendentes. Para tanto, apresentamos brevemente abordagens que norteiam o processo de ensino de uma L2 para, em seguida, desenvolvermos consistentemente conceitos de Aprendizagem e Aquisição de L2 e algumas características dos ambientes aquisitivos. Como o professor prepara o ambiente para a aquisição? Essa é a pergunta guia deste trabalho de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 4ª Ed, 1993.
___________________. Raízes do ensino comunicativo de línguas. In: Revista HELB, Vol. 3, no. 3, 2009. Disponível em www.helb.org.br. Acesso em: maio de 2012.
___________________. Formação de Professores de Língua Estrangeira: Alguns Alinhamentos para Apoiar o Processo. Universidade de Brasília. Mimeo, 2013.
___________________. Ensinar uma nova língua para a aquisição. In: ALMEIDA FILHO, J.P.A. Fundamentos de Abordagem no ensino de PLE e de Outras Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
ALMEIDA FILHO, J. C. P & BARBIRATO, R. C. Ambientes comunicativos para aprender Língua Estrangeira. In: Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, (vol. 36): 23-42, Jul./Dez.2000.
ELLIS, R. Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 3ª edição, 1998.
FONTÃO DO PATROCÍNIO, E. M. Os bastidores do processo de ensino/ aprendizagem: uma análise de abordagem de ensino em sala de aula de LE. Revista Letras, vol. 10 nº 1 e 2, Campinas: PUCCAMP, 1991.
GARDNER, R. C. & LAMBERT, W. Attitudes and Motivation in Second Language Learning. Rowley, MA: Newbury House Publishers, 1972.
GLOSSÁRIO DE LINGÜÍSTICA APLICADA (Projeto GLOSSA). Glossário digital de termos da Área de Aquisição e Ensino de Línguas. Programa de Pós-Graduação em
Linguística Aplicada da UnB, Brasília/DF. Disponível em: www.glossario.sala.org.br. Acesso em: maio de 2012.
KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.
LONG, M. H. Native speaker / non-native speaker conversation and the negotiation of comprehensible input. Applied Linguistics, Vol. 4, 1983, pp.126-141.
___________________. Input and second language acquisition theory. In S. M. Gass & C. G. Madden (Eds.). Input in second language acquisition, pp. 377-393. Rowley, MA: Newbury House,1985.
MACKEY, A. & ABBHUL, R. Input and Interaction. In: SANZ, C. Mind and Context in Adult Second Language Acquisition: Methods, Theory, and Practice. Georgetown University Press: USA, 2005.
PRABHU, N.S. Second Language Pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
___________________. O esforço do aprendiz na sala de aula de língua. Tradução final de José Carlos Paes de Almeida Filho, concluída em novembro de 2013 a partir de contribuições
iniciais de Zenaide Moschini Granini e Gislaine Botezelli Franzini em 2004. In SADTANI, Eugenius. Language Acquisition and the Second/Foreign Language Classroom. RELC,
Singapore, 1991.
___________________. A dinâmica da aula de língua. Revista Contexturas, nº 5. São Paulo. 2000/2001.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T.S. Approaches and Methods in Language Teaching: a Description and Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
RICHTER, M. G. Ensino de Português e Interatividade. Santa Maria:UFSM, 2000.
SATELES, L. M. D & ALMEIDA FILHO, J. C. P. Breve Histórico da Abordagem Gramatical e seus Matizes no Ensino de Línguas no Brasil. In Revista HELB, Vol. 4, no. 4,
2010. Acesso www.helb.orq.br.
SKEHAN, P. Second Language Acquisition strategies and task - based learning. London: Thames Valeey Press Univesrsity, pp. 1-31, 1992

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

HAYASHI, Renan Kenji Sales; GONZÁLEZ, Verónica Andrea. FUNDAMENTOS, PRESSUPOSTOS E ALGUNS CAMINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA A AQUISIÇÃO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 18, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9621. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.