ESBOÇANDO COMPETÊNCIAS DO APRENDIZ DE LÍNGUAS

Autores

  • Mirelle da Silva Freitas Universidade de Brasília
  • Paolla Cabral Silva-Brasil Universidade de Brasília
  • Walter Guarnier de Lima Junior Universidade de Brasília

Palavras-chave:

competência, aprendiz de línguas, formação de professores de línguas.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal esboçar um modelo das possíveis competências do aprendiz de línguas, atentando para o fato de que aprender e ensinar, apesar de serem intimamente ligados, são processos diferentes. Além disso, objetivamos analisar as competências do aprendiz de línguas, as competências do professor de línguas e a forma como estas se interrelacionam no percurso de formação no Curso de Letras dentro da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirelle da Silva Freitas, Universidade de Brasília

Mestranda - UnB.

Paolla Cabral Silva-Brasil, Universidade de Brasília

Mestranda- UNB.

Walter Guarnier de Lima Junior, Universidade de Brasília

Mestrando - UnB.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1993.
______. Crise, transições e mudanças no currículo de formação de professores de línguas. In: BORGES MOTA M. & BRAGA TOMICH, L. Aspectos da Linguística Aplicada (estudos em homenagem ao Prof. Hilário Bohn). Florianópolis: Editora Insular, 2000
______. O professor de Língua(s), Profissional, Reflexivo e Comunicacional. In: Revista Horizontes de Lingüística Aplicada, 2004.
______. Conhecer e desenvolver a competência Profissional dos professores de LE. In: Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa. São Paulo: APLIESP, n.9. p.9-19. 2006.
BASSO, E. A. A construção Social das Competências Necessárias em um educador pelas Línguas: entre o real e o ideal ”“ um curso de Letras em Estudo. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP. IEL. 2001.
______. As competências na contemporaneidade e a formação do professor de Le. In: Ortiz Alvarez, M.L. & SILVA, K.A. (org.) Perspectivas de investigação em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2008.
CANALE, M. & SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. In: Applied Linguistics. Vol. 1, No. 1, 1980, p. 1-47.
CUNHA, A. C. da. Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília. 2008.
DEWEY, J. Democracy and Education. ILT Digital Classics. 1994. Disponível em: <http://www.ilt.columbia.edu/publications/dewey.html > Acesso em: 22 de setembro 2007.
HYMES, D. On Communicative competence. In: PRIDE, J.D. & HOLMES, J. (orgs.) Sociolinguistics. Select readings. Harmomdsworth, U. K. Penguin, 1972.
MORATO, E. M. Da noção de competência no campo da linguística. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem 1.1 ed. São Paulo: Parábola, 2008, p. 39-66.
MOURA FILHO, A. C. L. Pelo Inglês Afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2005. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
NASCIMENTO, J. R. do. Indícios de desenvolvimento de Competência Aplicada de aprendizes de LE (inglês), 2009. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
ORTIZ ALVAREZ, M. L. Reflexão sobre teoria e prática na formação do profissional de línguas. In: Leonardo Herrera González; Valeria Paola Suárez Galicia. (Org.). Práctica Educativa en la enseñanza de Lenguas Extranjeras en México: antologia de textos. 1 ed. Cidade de Mexico: Editora da UNAM, 2010, v. 1, p. 235-256.
PAULA, L. F. de. Procedimentos espontâneos de aprender LE (inglês): um esboço de análise da competência espontânea de aprender do aluno. 2008. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
PRABHU, N. S. Ensinar é, no máximo, esperar que o melhor aconteça. Tradução de Luciene M. Garbuglio Castello Branco e Maristela M. Kondo Claus. In: Horizontes de Linguística Aplicada. Brasília: Editora Universidade de
Brasília. Ano 2. n.. p.83 - 91, 2003. Original inglês.
RIBEIRO, L. A. M. “EUKURTO APRENDER!” A competência acadêmica na (re)construção da identidade do novo aprendiz de língua(s). Dissertação de Mestrado, UnB, 2009.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

FREITAS, Mirelle da Silva; SILVA-BRASIL, Paolla Cabral; LIMA JUNIOR, Walter Guarnier de. ESBOÇANDO COMPETÊNCIAS DO APRENDIZ DE LÍNGUAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9465. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo