O CONCEITO DE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA

Autores

  • Marilda Macedo Souto Franco CILC-SEDF
  • José Carlos Paes de Almeida Filho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

competência comunicativa; representação da competência comunicativa; Aquisição de segunda língua; história do conceito de CC.

Resumo

Embora o termo competência comunicativa (CC) seja amplamente usado por professores de línguas e pessoas ligadas ao setor educacional, ele ainda representa um desafio para muitos deles que buscam sua precisa acepção de modo a adequá-lo à investigação científica e ao ensino-aprendizagem de línguas no âmbito da Linguística Aplicada brasileira. O verdadeiro sentido desse construto tão impactante para a Linguística e Linguística Aplicada ainda aguarda clarificação e detalhamento. O propósito deste artigo nesta coletânea é discutir o estágio atual de desenvolvimento do termo e sua teorização preparando-nos para ajudar aprendizes e professores de línguas a estabelecer objetivos de estudo e níveis de proficiência e confiança numa nova língua que constrói e adapta competência de uso sensível aos contextos. Através da análise dos mais importantes estudos sobre CC hoje disponíveis entre nós pretendemos aqui mostrar progressos e sobreposições, semelhanças e diferenças de posições que puderam nos levar a aventar uma representação condensadora do conceito e explorar algumas das repercussões que isso traria.

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Publicado

04-10-2015

Como Citar

FRANCO, Marilda Macedo Souto; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. O CONCEITO DE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9360. Acesso em: 24 jun. 2024.

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