ESBOÇANDO COMPETÊNCIAS DO APRENDIZ DE LÍNGUAS
Mots-clés :
competência, aprendiz de línguas, formação de professores de línguas.Résumé
O presente artigo tem por objetivo principal esboçar um modelo das possíveis competências do aprendiz de línguas, atentando para o fato de que aprender e ensinar, apesar de serem intimamente ligados, são processos diferentes. Além disso, objetivamos analisar as competências do aprendiz de línguas, as competências do professor de línguas e a forma como estas se interrelacionam no percurso de formação no Curso de Letras dentro da universidade.Téléchargements
Références
______. Crise, transições e mudanças no currículo de formação de professores de línguas. In: BORGES MOTA M. & BRAGA TOMICH, L. Aspectos da Linguística Aplicada (estudos em homenagem ao Prof. Hilário Bohn). Florianópolis: Editora Insular, 2000
______. O professor de Língua(s), Profissional, Reflexivo e Comunicacional. In: Revista Horizontes de Lingüística Aplicada, 2004.
______. Conhecer e desenvolver a competência Profissional dos professores de LE. In: Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa. São Paulo: APLIESP, n.9. p.9-19. 2006.
BASSO, E. A. A construção Social das Competências Necessárias em um educador pelas Línguas: entre o real e o ideal ”“ um curso de Letras em Estudo. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP. IEL. 2001.
______. As competências na contemporaneidade e a formação do professor de Le. In: Ortiz Alvarez, M.L. & SILVA, K.A. (org.) Perspectivas de investigação em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2008.
CANALE, M. & SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. In: Applied Linguistics. Vol. 1, No. 1, 1980, p. 1-47.
CUNHA, A. C. da. Primeiros passos na competência comunicativa numa nova língua (inglês) em contexto de escola regular. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília. 2008.
DEWEY, J. Democracy and Education. ILT Digital Classics. 1994. Disponível em: <http://www.ilt.columbia.edu/publications/dewey.html > Acesso em: 22 de setembro 2007.
HYMES, D. On Communicative competence. In: PRIDE, J.D. & HOLMES, J. (orgs.) Sociolinguistics. Select readings. Harmomdsworth, U. K. Penguin, 1972.
MORATO, E. M. Da noção de competência no campo da linguística. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem 1.1 ed. São Paulo: Parábola, 2008, p. 39-66.
MOURA FILHO, A. C. L. Pelo Inglês Afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2005. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
NASCIMENTO, J. R. do. Indícios de desenvolvimento de Competência Aplicada de aprendizes de LE (inglês), 2009. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
ORTIZ ALVAREZ, M. L. Reflexão sobre teoria e prática na formação do profissional de línguas. In: Leonardo Herrera González; Valeria Paola Suárez Galicia. (Org.). Práctica Educativa en la enseñanza de Lenguas Extranjeras en México: antologia de textos. 1 ed. Cidade de Mexico: Editora da UNAM, 2010, v. 1, p. 235-256.
PAULA, L. F. de. Procedimentos espontâneos de aprender LE (inglês): um esboço de análise da competência espontânea de aprender do aluno. 2008. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
PRABHU, N. S. Ensinar é, no máximo, esperar que o melhor aconteça. Tradução de Luciene M. Garbuglio Castello Branco e Maristela M. Kondo Claus. In: Horizontes de Linguística Aplicada. Brasília: Editora Universidade de
Brasília. Ano 2. n.. p.83 - 91, 2003. Original inglês.
RIBEIRO, L. A. M. “EUKURTO APRENDER!” A competência acadêmica na (re)construção da identidade do novo aprendiz de língua(s). Dissertação de Mestrado, UnB, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).