LÍNGUA E LINGUAGEM: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES NO ENSINO

Autores

  • Marcos Luiz Cumpri

Palavras-chave:

Língua, Linguagem, Ensino.

Resumo

Este artigo anseia demonstrar que ensino, produção e reconhecimento da língua pressupõem um incessante trabalho com a linguagem. Isto é: uma atividade fundamental de montagem e desmontagem do material linguístico para que os significados sejam reverberados. Tentaremos mostrar, também, que a significação linguística passa pela compreensão de que a linguagem é indeterminada. O texto ainda procura valorizar, por meio de um exercício prático, a atividade de parafrasagem como um estímulo à criatividade e à habilidade com a língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CULIOLI, A. Sur quelques contradictions en linguistique. Communications, n. 20, 1973.
______ . Transcription du séminaire de D.E.A. - 1975-1976. Paris: Université de Paris VII. D.R.L., 1976.
______ . Variations sur la linguistique. Paris: KlincKsieck, 2002.
FRANCHI, C. Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola, 2006.
FUCHS, C.; ROBERT, S. (Ed.) Language diversity and cognitive representations. Amsterdam: John Benjamins, 1999d.
GERALDI, J.W. Portos de passagem. [S.l.]: Martins Fontes, 1991.
LYONS, John. Língua(gem) e linguística - uma introdução. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1981.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / coord. Maria Inês Fini. ”“ São Paulo: SEE, 2008.
ONOFRE, M. B. A indeterminação na linguagem: inconsciência e manipulação. Araraquara. 1994. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 1994.
REZENDE, L. M.. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 2000. Tese (livre-docência). - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2000.
_______ Epilinguistic activity and Portuguese language teaching. Revista do Gel, São Paulo, v.5, n.1, 2008.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

CUMPRI, Marcos Luiz. LÍNGUA E LINGUAGEM: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES NO ENSINO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9406. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo