LÍNGUA E LINGUAGEM: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES NO ENSINO
Palavras-chave:
Língua, Linguagem, Ensino.Resumo
Este artigo anseia demonstrar que ensino, produção e reconhecimento da língua pressupõem um incessante trabalho com a linguagem. Isto é: uma atividade fundamental de montagem e desmontagem do material linguístico para que os significados sejam reverberados. Tentaremos mostrar, também, que a significação linguística passa pela compreensão de que a linguagem é indeterminada. O texto ainda procura valorizar, por meio de um exercício prático, a atividade de parafrasagem como um estímulo à criatividade e à habilidade com a língua.Downloads
Referências
______ . Transcription du séminaire de D.E.A. - 1975-1976. Paris: Université de Paris VII. D.R.L., 1976.
______ . Variations sur la linguistique. Paris: KlincKsieck, 2002.
FRANCHI, C. Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola, 2006.
FUCHS, C.; ROBERT, S. (Ed.) Language diversity and cognitive representations. Amsterdam: John Benjamins, 1999d.
GERALDI, J.W. Portos de passagem. [S.l.]: Martins Fontes, 1991.
LYONS, John. Língua(gem) e linguística - uma introdução. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1981.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / coord. Maria Inês Fini. ”“ São Paulo: SEE, 2008.
ONOFRE, M. B. A indeterminação na linguagem: inconsciência e manipulação. Araraquara. 1994. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 1994.
REZENDE, L. M.. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 2000. Tese (livre-docência). - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2000.
_______ Epilinguistic activity and Portuguese language teaching. Revista do Gel, São Paulo, v.5, n.1, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).