ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

UM ERRO DE CISÃO

Autores

  • MATEUS DOS SANTOS BARROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, letramento, aliança.

Resumo

 

O presente artigo trata de debater dois conceitos que  têm sido confundido com grande frequência. Apresentar de forma sucinta a conceitualização de alfabetização e letramento, como também, explanar como  os dois termos devem ser trabalhados e ainda, trazer o porquê de não se trabalhar os conceitos separadamente.  É um trabalho investigativo de base teórica para abordar os conceitos de letramento e alfabetização, trazendo ideias e conceitos de autores renomados como Magda Soares, Lev Vygotsky, Paulo Freire etc., com o intuito de esclarecer a prática pedagógica de alfabetização em um contexto que coexista com o letramento. Além disto, traz dados que mostram os impactos que tem surgidos devido a não coexistência no ensino dos dois conceitos.  A ideia é traçar os efeitos que tem tido no país tendo em vista a má abordagem teórica- prático dos termos trabalhados.   

 

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Publicado

03-06-2020

Como Citar

BARROS, MATEUS DOS SANTOS. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ERRO DE CISÃO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 31, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/26414. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo