ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

UM ERRO DE CISÃO

Authors

  • MATEUS DOS SANTOS BARROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Keywords:

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, letramento, aliança.

Abstract

El presente artículo trabaja en discutir acerca de dos conceptos que se han  confundido  frecuentemente. Enseñar de forma clara el concepto de alfabetización y letramento,  aún, aclarar cómo los dos términos deben ser trabajados y, de la misma forma, traer el porqué no debemos  abordar los conceptos de forma apartadas. Es un trabajo de pesquisa con base teórica para abordar los conceptos de letramento y alfabetización, trayendo ideas y conceptos de autores  renombrados como Magda Soares, Lev Vygotsky, Paulo Freire etc., con  la intención  de dejar claro la práctica pedagógica de la alfabetización en un contexto que coexista con el letramento. Además de eso,  trae datos que muestran los hechos que han surgido por medio de la no participación de los términos en el proceso de educación. La idea es trazar los efectos que han tenido en el país teniendo en cuenta  el malo  enfoque metodológico de los conceptos   trabajados.

 

PALABRAS  CLAVE: Alfabetización, letramento, alianza.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAÚJO, Edmilsa Santana De; CARVALHO, Adriana Da Conceição; SOARES, Aldeny Eliseu. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA VISÃO DE PAULO FREIRE. Editora Realize, 2013. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em: 23 julho 2019.

ALMEIDA, Vanessa Fulaneti; FARAGO, Alessandra Corrêa. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 204-218, 2014. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074426.pdf>. Acesso em: 28 maio 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014#multimidia> Acesso em: 24 de julho 2019.

COELHO, L.; PISONI, S. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista Modelos”“FACOS/CNE C, Osório, v. 2, n. 1, ago. 2012. Disponível em: <http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf>. Acesso em: 25 de junho de 2019.

DIOGO, Emilli Moreira; GORETE, Milena da Silva. Letramento e Alfabetização: Uma Prática Pedagógica de Qualidade. I seminário de representações sociais, subjetivas da educação-SIRSSE.Disponível em:<http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf> Acesso em: 24 maio 2018.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Diferença. Disponível em <https://www.diferenca.com/alfabetizacao-e-letramento/>. Acesso em: 27 maio 2018.

DREYER, Loiva. ALFABETIZAÇÃO: O OLHAR DE PAULO FREIRE. I seminário de representações sociais, subjetivas da educação-SIRSSE, 2011. Disponível em:< https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5217_2780.pdf > Acesso em: 24 julho 2019.

ESTEVES, Maria Mara Teixeira. A Alfabetização e o Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Teresina, PI: Universidade federal do Piauí-UFPI, 2012. Disponível em:<http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/1212eee0f0b15545ebbb586217370e7f_ 2025. pdf> Acesso: 18 julho 2019.

GAZETA DO POVO. "Analfabetismo funcional é resultado de ausência de políticas públicas". Veículo de comunicação. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/analfabetismo-funcional-e-resultado-de-ausencia-de-politicas-publicas-cfawiypv9sm9alpw4xevbuj0u/> Acesso em: 14 junho 2019).

GAZETA DO POVO. “A taxa de analfabetismo no Brasil”. Veículo de comunicação. Disponível em <https://infograficos. gazetadopovo.com.br/educacao/taxa-de-analfabetismo-no-brasil/> Acesso em: 14 de junho 2019.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984

MARTINS, Edson; SPECHELA, Luana Cristine. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET ”“ ISSN 2175-1773 Julho de 2012. Disponível em: < http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf >. Acesso em: 27 maio 2018.

MARCUSCHI, Luíz Antônio. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez. 133p.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de educação. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n25/n25a01.pdf> Acesso em: 25 maio 2018.

______Alfabetização e letramento. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Published

2020-06-03

How to Cite

BARROS, MATEUS DOS SANTOS. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ERRO DE CISÃO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 31, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/26414. Acesso em: 8 jul. 2024.

Issue

Section

Artigo