INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO: REPERCUSSÕES NA MÍDIA DIGITAL
Resumo
A internacionalização no ensino superior tem sido amplamente discutida na esfera acadêmica e midiática, no contexto brasileiro, principalmente após a criação do programa Ciências Sem Fronteiras em 2011. Levando isso em consideração, esse artigo objetiva identificar como a internacionalização tem sido abordada na mídia digital recentemente no período de julho a dezembro de 2016. Para isso, fez-se um rastreamento de textos divulgados em jornais on line através do site de busca Google com as palavras-chave “internacionalização do ensino superior”. Para a análise do conteúdo elegeu-se algumas categorias que partiram da recorrência de temas presentes nos textos encontrados. Como aporte teórico foram utilizados autores como Hudzik (2011), Knight (2003), Walsh (2010), Andreotti et. al (2016) entre outros que subsidiaram a análise das categorias selecionadas. A partir dos dados fornecidos pela pesquisa foi possível perceber que existe uma supervalorização da língua inglesa, bem como a recorrência de matérias sobre a posição de universidades em rankings nacionais e internacionais. Isso aponta para necessidade de se pensar os impactos que a hegemonia do inglês pode desencadear em políticas linguísticas e de ensino, bem como a representatividade que a internacionalização no contexto brasileiro tem para o cenário internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).