AQUISIÇÃO DA LEITURA: LETRAMENTO OU MÉTODO FÔNICO?

Autores

  • Patrícia Ribeiro Andrade

Palavras-chave:

Aquisição da leitura, Cognição, Psicolinguística, Letramento, Consciência fonológica.

Resumo

O artigo traz uma exposição de pesquisas sobre aquisição da leitura, dos anos de 1990 aos dias atuais, com o propósito de examinar, a partir delas, concepções teóricas vigentes que têm desenhado o quadro evolutivo das proposições neste campo. São considerados estudos que discutem letramento, cognição e estudos que avaliam a influência da tipologia dos sistemas ortográficos das línguas às quais os aprendizes estão expostos. F

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSO, Fabiane Puntel; BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Leitura e escrita: uma nova perspectiva da ortografia e da consciência fonológica no processo de alfabetização. (s/d). Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espacoescola/apoio/Leitura-e-escrita.pdf>.
Acesso em 21/03/2011.
BAJARD, Élie. “Nova embalagem, mercadoria antiga”. In: Educação e Pesquisa, v.32, n.3, set./dez, p. 493-507. São Paulo, 2006.
BELINTANE, Claudemir. “Leitura e alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização”. In: Educação e Pesquisa v.32, n.2, maio/ago, p. 261-277. São Paulo: 2006.
BRASIL. Relatório final do grupo de trabalho “Alfabetização infantil: os novos caminhos”. Apresentado no seminário “O poder legislativo e a alfabetização infantil: os novos caminhos”. Câmara dos Deputados, Comissão de Educação e Cultura. Brasília, 15 de setembro de 2003.
CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C.. Alfabetização: método fônico. 4. ed. São Paulo: Memnon, 2007.
CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C. SUITER, Ingrid. “Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura”. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3, p. 449-458, set./dez. Maringá, 2004.
CRUZ, Vitor. “Sistema de Avaliação Cognitiva na Avaliação da Leitura de Crianças do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. In: NORONHA, A.P.; MACHADO, C.; ALMEIDA, L.; GONÇALVES, M.; MARTINS, S.e RAMALHO, V. (Org.). Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Universidade do Minho/PsiquilíbriosEdições, 2008. Disponível em: http://www.casadaleitura.org./. Acesso em 30 Mar. 2011.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura.Trad. Cláudia Freire. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
GAFFNEY, Janet S., ANDERSON, Richard C. “Trends in reading research in the United States: changing intellectual currents over three decades”. In: KAMIL, M. L., MOSENTHAL, P. B., PEARSON, P. D., BARR, R. Handbook of reading research ”“ v. III. Mahwah, p. 53-74. NJ: Lawrence Erlbaum, 2000.
KLEIMAN, Angela B. “Abordagens da leitura”. In: SCRIPTA, v.7, n. 14, p.13-22. Belo Horizonte, 2004.
KLEIMAN, Angela B. “Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna”. In: Signo, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. Santa Cruz do Sul, 2007.
KLEIMAN, Angela B. “Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna.” In: Linguagem em (Dis)curso ”“ LemD, v. 8, n. 3, set./dez, p. 487-517. Tubarão-SC, 2008.
LYYTINEN, H.; ERSKINE, J.; ARO, M.; RICHARDSON, U.. “Reading and reading disorders”. In: HOFF, E ; SHATZ, M. Blackwell Handbook of Language Development. Massachusetts: WileyBlackwell, 2009.
MORAIS, J.; KOLINSKY, R.; GRIMM-CABRAL, L.. “A aprendizagem da leitura segundo a Psicolinguística Cognitiva”. In: RODRIGUES, C.; TOMITCH, L. M. B. (Orgs.). Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SAMPSON, Geoffrey. Sistemas de escrita: tipologia, história e psicologia. Trad.: Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1996.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. “Aprendizagem neuronal na alfabetização para as práticas sociais da leitura e escrita”. In: Revista Intercâmbio, volume XX, p. 113-124, São Paulo: LAEL/PUCSP, 2009.
SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. (org.). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped: 2000. (Série Estado do Conhecimento, ISSN 1518-3653; n. 1).
SOARES, Magda Becker. “Letramento e alfabetização: as muitas facetas”. In: Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, Rio de Janeiro, 2004a.
SOARES, Magda Becker. “Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos”. In: Pátio, n. 29, p. 1-4. Porto Alegre, 2004b. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/18892732/ArtigoAlfabetizacao-e-Letramento-Magda-Soares1. Acesso em 20 Abr. 2011.
ROZIN, P.; PORITSKY, S.; SOTSKY, R. “American children with reading problems can easily learn to read English represented by Chinese characters”. Science, 171, p. 1264-7, 1971.
ZORZI, Jaime Luiz. Os distúrbios de aprendizagem e os distúrbios específicos de leitura. 2004. Disponível em: <http://www.cefac.br/library/artigos/2405420cdd61d3c9ba0387897e1316ed.pdf>. Acesso em 14 Abr. 2011.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

ANDRADE, Patrícia Ribeiro. AQUISIÇÃO DA LEITURA: LETRAMENTO OU MÉTODO FÔNICO?. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 14, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9395. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.