Viabilidade econômica do cultivo de alface e cenoura em sistemas consorciados
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48910Palavras-chave:
Lactuca sativa, Daucus carota, viabilidade econômicaResumo
O objetivo do presente trabalho foi verificar a viabilidade econômica do consórcio das hortaliças alface ecenoura. Os dados analisados foram obtidos em experimento realizado numa propriedade rurallocalizada na região da Bacia do Alto Pacuí, Montes Claros–MG. Utilizou-se o delineamento em blocoscasualizados, com três repetições. Os tratamentos consistiram de: alface solteira e em consórcio commanjericão e hortelã, cenoura solteira e consorciada com manjericão e hortelã, e consórcio alface ecenoura. Os indicadores econômicos utilizados foram: uso eficiente da terra, renda bruta, renda líquida,vantagem monetária, vantagem monetária corrigida, taxa de retorno e índice de lucratividade. O índicede uso da terra foi em torno de 2,95, demonstrando a viabilidade do consórcio entre cultivares sobre o monocultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.