Potencial das flores na otimização do controle biológico de pragas para uma agricultura sustentável
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i2.49221Palavras-chave:
Agroecologia, controle biológico conservativo, manejo do hábitatResumo
A atratividade das flores para os inimigos naturais é uma característica importante a ser considerada na seleção de plantas que devem compor as paisagens agrícolas, visto que a disponibilidade de néctar e pólen para predadores e parasitóides é um dos pré-requisitos para potencializar sua eficácia como agentes de controle biológico de pragas. A presente revisão objetiva relatar as informações disponíveis sobre o potencial das flores no controle de insetos pragas para o desenvolvimento de sistemas agrícolassustentáveis, de baixo uso de insumos e energeticamente eficientes, visto que as flores podem possibilitar o aumento da densidade e diversidade de inimigos naturais das pragas nos agroecossistemas, otimizando o controle biológico natural, ao servirem como fonte de recursos vitais para os inimigos naturais, possibilitando o aumento da eficácia dos mesmos como agentes de controle biológico, através dos efeitos combinados do aumento da sobrevivência, longevidade, fecundidade,tempo de retenção e imigração dos inimigos naturais, particularmente dos predadores e parasitóides.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.