Dança: uma linguagem possível na educação de jovens e adultos

Autores

  • Priscilla Alvarenga Rocha Universidade Federal de Viçosa
  • Evanize Kelli Siviero Romarco Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Adulto. Educação. Dança.

Resumo

A partir de um projeto de extensão desenvolvido nos anos 2007 e 2008, em que foram ministradas aulas de dança a uma população de 60 alunos jovens e adultos, frequentadores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa-MG (Nead), buscou-se relatar o quanto a dança pode contribuir para o desenvolvimento intelectual, emotivo e físico do adulto. Propôs-se, nesse projeto, ministrar atividades expressivas de dança que visassem contribuir para uma maior assimilação, tanto dos conteúdos ministrados em sala de aula quanto dos específicos da dança, realizando-se, assim, uma troca de experiências e conhecimentos que foram desenvolvidos para criar, modelar e estruturar movimentos na forma dessa atividade. Ao final desse trabalho, constatou-se que ao proporcionar experiências em dança ao idoso, pode-se enriquecer seu conhecimento nesta linguagem, desenvolver suas habilidades para criticar a mesma e encorajar sua interpretação pessoal, buscando-se, assim, aprimorar aspectos socioculturais de sua formação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Alvarenga Rocha, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em bacharelado e licenciatura em dança do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa.

Evanize Kelli Siviero Romarco, Universidade Federal de Viçosa

Professora mestre e assistente II do Curso Bacharelado e Licenciatura em Dança do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ESENDE, M. V. V. Veredas: Formação Superior de professores, módulo 7 ”“ volume eletiva 2, Belo Horizonte: SEE ”“ MG, 2005.

PICONEZ, S. C. B. A aprendizagem do jovem e adulto e seus desafios fundamentais. 2003. 9 f. Documento produzido para o Curso de Especialização de Educação Escolar de Jovens e Adultos ”“ USP, São Paulo.

RENGEL, L. Dicionário Laban. 2. ed. São Paulo: Anna Blume, 2005

SOUZA, Ana Maria de. Educação de Jovens e Adultos: A influência da autoestima no processo de ensino-aprendizagem. 2005. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

ROCHA, Priscilla Alvarenga; ROMARCO, Evanize Kelli Siviero. Dança: uma linguagem possível na educação de jovens e adultos. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24351. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.