Universidade de Brasília: Extensão Universitária e as Práticas de Educação Popular

Autores

  • Maria Luiza Pereira Angelim Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação Popular. Paulo Freire. Extensão Universitária. Gestão democrática. Transdisciplinaridade.

Resumo

Com o propósito de contribuir, diante do desafio da extensão universitária da Universidade de Brasília-UnB e das práticas de educação popular, propomos algumas reflexões norteadoras à luz da educação libertadora de Paulo Freire, abordando a extensão como parte integrante da pesquisa e do ensino, o compromisso com a gestão democrática por uma nova sociedade socialista radicalmente humana, a transdisciplinaridade, a pesquisa-ação e a base territorial e virtual.

Abstract: With the intention to contribute, ahead of the challenge of the university extension of the University of BrasiliaUnB and popular education practice, we propose some directing reflections to the light of the liberating education of Paulo Freire, approaching the extension as integrant part of the research and education, the commitment with democratic management for a new radically human socialist society, the multidisciplinarity, the research-action and virtual and territorial base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Pereira Angelim, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Brasileira, é Professora da Faculdade de Educação da UnB, membro do grupo de pesquisa Lattes Aprendizagem, Tecnologia e Educação a distância e Coordenadora da equipe do Programa de Extensão: Portal dos Fóruns de EJA do Brasil www.forumeja.org.br.

Referências

ANGELIM, M.L.P. Extensão como espaço de formação de educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de
educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte : Autêntica/ Secad-MEC/UNESCO, 2006.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio.Brasília:Plano,2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação. São Paulo:Cortez,2003.
(Série Saber com o outro. V.1)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.10ª edição.São Paulo:Editora Paz e Terra,1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia ”“ saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues
(Org.). Pesquisa participante. SP: Brasiliense, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALVANI, Pascal. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural.In: Educação e Transdisciplinaridade,
II/coordenação executiva do CETRANS.São Paulo: TRIOM,2002.
NICOLESCU, Basarab et al. Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lúcia Pereira de Souza.São Paulo:TRIOM,1999.
RIBEIRO, Darcy. UnB: invenção e descaminho. Rio de Janeiro:Avenir Editora,1978.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade.2 ed.São Paulo: Cortez,1996.
SANTOS NETO, E. Por uma educação transpessoal ”“ a ação pedagógica e o pensamento de Stanislau Grof.S.Bernardodo.
Campo:Metodista:Rio de Janeiro: Lucena,2006.
SILVA, G. Agostinho. Notas para uma posição ideológica e pragmática da Universidade de Brasília. ano I,n.4/5.Lisboa,1964. (p.24-36)
SOUZA,A.M.,FIORENTINI,L.M.R. RODRIGUES. M.A.M.(orgs.) Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem
em Rede (CTAR).Brasília:Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Editora da Universidade de Brasília, 2010. 264p.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

ANGELIM, Maria Luiza Pereira. Universidade de Brasília: Extensão Universitária e as Práticas de Educação Popular. Participação, [S. l.], n. 18, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22740. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.