O pensamento de Donald Schön: reflexões a partir da obra de Tardif, Borges e Malo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4207Palavras-chave:
ResenhaResumo
TARDIF, Maurice; BORGES, Cecilia; MALO, Annie. Le virage réflexif en éducation: Où en sommes-nous 30 ans après Schön ? Bruxelas: Editora De Boeck Supérieur [Pédagogie en développement], 2012.
Tive contato com a obra Le virage réflexif en Education: où en sommes-nous 30 ans après Schön? originalmente escrita em francês, no primeiro dia de meu estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Montréal – UdeM, no Québec, Canadá, em fevereiro de 2013. Em minha primeira conversa com o professor Maurice Tardif, ao apresentar meu tema de doutorado, ele me entregou seu livro, recém-lançado. Considero Donald Schön um dos autores mais influentes no campo da reflexão e já havia tido contato com sua obra, tendo em vista meu interesse pela formação docente, profissionalização docente, ensino e aprendizagem de línguas.
Downloads
Referências
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. New York : Basic Books, 1983.
TARDIF, Maurice; BORGES, Cecilia; MALO, Annie. Le virage réflexif en éducation : Où en sommes-nous 30 ans après Schön ? Bruxelas : Editora De Boeck Supérieur [Pédagogie en développement], 2012.
GIMENEZ, Telma. Tornando-se professores de inglês: experiências de formação inicial em um curso de Letras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, ArteLíngua, 2004.
SCARAMUCCI, Matilde V. Ricardi. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTRAVA, Lúcia; SANTOS, Sulany Silveira (orgs.). Ensino e Aprendizagem de Línguas: Língua Estrangeira. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006, [Coleção linguagens].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.