Histórias de vida e esclerose múltipla

trabalho biográfico e formação de paciente expert na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18992

Palavras-chave:

Doença crônica, Aprendizado, Experiência, Biografia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um trabalho de acompanhamento de um grupo de seis doentes que sofrem de esclerose múltipla durante uma formação de paciente expert na França e mostra os efeitos do uso da história da vida como uma ferramenta para explorar experiências pessoais e interpessoais dos doentes. A metodologia do trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa biográfica. Os resultados mostram que os participantes foram capazes de explorar suas experiências e encontrar um espaço para a liberação de sentimentos através da narrativa, contribuindo para a formação de paciente expert e permitindo que os doentes explorem e valorizem as experiências vividas e os saberes adquiridos.

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Biografia do Autor

Camila Aloisio Alves, Faculdade de Medicina de Petrópolis

Camila Aloisio Alves Psicóloga e sanitarista. Doutora em saúde da criança e da mulher pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz). Pós-doutora pela Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité/ Laboratoire Experice Axe A. Faculdade de Medicina de Petrópolis. Collège International de Recherche Biographique/ CIRBE. E-mail: camila.aloisioalves@gmail.com

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Publicado

15.11.2018

Como Citar

Alves, C. A. (2018). Histórias de vida e esclerose múltipla: trabalho biográfico e formação de paciente expert na França. Linhas Crí­ticas, 24, e18992. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18992

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade

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