Evaluación como aprendizaje en el entorno on-line
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4186Palabras clave:
Evaluación del aprendizaje on-line, Elearning, Blearning, EaD, TICResumen
En este trabajo, se analiza el concepto de “evaluación del aprendizaje” en uma perspectiva de “evaluación para el aprendizaje” y “evaluación como aprendizaje” en el entorno on-line. Con esto en mente, presentamos algunos conceptos adicionales que deben sustentar la evaluación del aprendizaje on-line, sobre todo en términos de lo que se entiende por objeto de evaluación en el dominio del aprendizaje y su puesta en funcionamiento. Se destaca también la importancia que las TIC pueden tener en el desarrollo de la creación de ambientes de aprendizaje (y evaluación) innovadores y auténticos.
Descargas
Citas
ANDERSON, Janice. Final Report: Flexible Learning Leaders. Research Investigation on Online Assessment as an Integral Part of Flexible Online Delivery. 2001. Disponível em: http://flexiblelearning.net.au/leaders/past_fellows /2001/janice_anderson.htm. Acesso em: 5 out. 2012.
BALULA, Ana; MOREIRA, António. Hows and Whys in Online Assessment. International Journal of Information and Operations Management Education, 3(4), pp. 382-391. Inderscience Publishers. 2010.
BALULA, Ana; PAIS, Fátima; MOREIRA, António. O Papel das estratégias num curso em bLearning: O Caso do Mestrado/CFE em Multimédia em Educação ”“ 2003/2004. eLES’04 ”“ eLearning no Ensino Superior. Aveiro: Universidade de Aveiro. 27-30 out. 2004.
BALULA, Ana. A Avaliação das Aprendizagens em contexto de eLearning, Nov@ Formação ”“ “eLearning e Avaliação ”“ Métodos e Indicadores”. Lisboa: Inofor, 6, pp.7-10, dez. 2005.
BALULA, Ana. E-assessment no Ensino Superior: Constrangimentos e Potencialidades. Dissertação de Mestrado [não publicada]. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1376. Universidade de Aveiro. 2006. Acesso em: 23 set. 2012.
BALULA, Ana. Proposta de Modelo de Avaliação das Actividades de Ensino Online ”“ Um Estudo do Ensino Superior Português. Tese de Doutoramento [não publicada]. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1123. Universidade de Aveiro. 2010. Acesso em: 25 set. 2012.
BOUD, David (2004). Creating assessment for learning through life. In GIL, Victor; ALARCÃO, Isabel; HOOGHOFF, Hans. Chalenges in Teaching & Learning in Higher Education, Aveiro: Universidade de Aveiro. 2004.
BOUD, David. Sustainable Assessment: rethinking assessment for the learning society. Studies in Continuing Education, 22, 2, 151-167. 2000.
FERREIRA, Cristina. A Avaliação das aprendizagens no Trabalho Laboratorial em Biologia: uma proposta para o ensino secundário. Dissertação de Mestrado [não publicada]. Universidade de Aveiro. 2003.
GIL, Victor. Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior. Texto apresentado a 2 de Outubro de 2002, na Universidade de Aveiro, no formato de Comunicação convidada, na Jornada “Avaliação Contínua no Ensino Superior”, promovida pelo Instituto de Formação Inicial Universitária e pelo Conselho Pedagógico da UA. [não publicado].
HADJI, Charles. A Avaliação, Regras do Jogo. Porto: Porto Editora. 1994.
JAMES, Richard; McINNIS, Craig; DEVLIN, Marcia. Assessing Learning in Australian Universities. Australia: Australian Universities Teaching Committee. 2002. Disponível em: http://www.cshe.unimelb.edu.au/assessinglearning/docs/ AssessingLearning.pdf. Acesso em: 23 set. 2012.
JISC. Effective Assessment in a Digital Age: A guide to technology-enhanced assessment and feedback. HEFCE, 2010.
JUNQUEIRA, Eduardo. Linhas Críticas. Brasília, DF, n.36, p.417-431, maio/ago. 2012.
PHILLIPS, Rob. Facilitating online discussion for interactive multimédia project management. The OTiS International e-Workshop on Developing Online Tutoring Skills. Aberdeen, Scotland. 8-12 maio 2000. Disponível em: http://researchrepository.murdoch.edu.au/12202/ . Acesso em: 23 out. 2012.
POMBO, Lúcia, BALULA, Ana, LOUREIRO, Maria João & MOREIRA, António. Diversity of strategies to promote effective b-Learning: a case study in Higher Education. In BERNATH, Ulrich, SZÜCS, András; TAIT, Alan; VIDAL, Martine. Distance and E-learning in Transition ”“ Learning Innovation, Technology and Social Challenges. London: ISTE & John Wiley & Sons, Inc., pp. 627-644. 2009.
SANTOS, Carlos. Avaliação da participação on-line em ambientes de e-Learning ”“ a metodologia desenvolvida para aplicação em duas disciplinas do Mestrado/CFE Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, Nov@ Formação ”“ “eLearning e Avaliação ”“ Métodos e Indicadores”. Lisboa: Inofor, 6, pp.33-36, dez. 2005.
VALADARES, Jorge; GRAÇA, Margarida. Avaliando para melhorar a aprendizagem. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1998.
WIGGINS, Grant. Educative assessment. San Francisco: Jossey Bass, 1998.
WILLIAM, Dylan. What is assessment for learning?. Studies in Educational Evaluation, 37, pp. 3-14. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.