Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21588

Palabras clave:

Alfabetización Científica, Formación de profesores, Formación continua, Enseñanza de las Ciencias

Resumen

El presente artículo investiga las concepciones sobre Alfabetización Científica (AC) de profesores del 6º al 9º año de la red pública de una municipalidad del interior de São Paulo en un contexto de formación continuada. Los datos fueron colectados desde un cuestionario abierto sobre una actividad de formación. Como resultados, algunos profesores presentaron cambios en sus concepciones sobre Alfabetización Científica en lo que se refiere a la necesidad de métodos científicos, permitiendo apuntar la necesidad de continuidad de investigaciones que contemplen ese tipo de enfoque así como las formaciones continuadas de profesores.

 

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Biografía del autor/a

Patrícia da Silva Sessa, Universidade Federal do ABC

Professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Doutora pela Faculdade de educação na USP. Pesquisadora no programa de Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Pesquisa na área de Formação de Professores; Alfabetização científica e Argumentação no Ensino de Ciências e Biologia.

Júlio Carvalho de Paiva, Universidade Federal do ABC

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Biotecnociência na Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Biomédica e em Bacharelado em Ciências e Tecnologia pela UFABC.

Emile Ferreira da Cunha Casasco, Universidade Federal do ABC

Mestre em ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Bacharel em Ciência e Tecnologia (2014), Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (2015) pela UFABC. Pesquisadora nas áreas de Ensino de Botânica; Formação de Professores e Fisiologia Vegetal.

João Rodrigo Santos da Silva, Universidade Federal do ABC

Professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Doutor pela Universidade de São Paulo. Pesquisador no programa de Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Pesquisa na área de Formação de Professores; Ensino de Ciências/Biologia em especial Botânica e Práticas de Ensino.

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Publicado

2019-02-11

Cómo citar

Sessa, P. da S., Paiva, J. C. de, Casasco, E. F. da C., & Silva, J. R. S. da. (2019). Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores. Linhas Críticas, 25, e21588. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21588

Número

Sección

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade