O lugar do marxismo na formação do educador
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3311Keywords:
Marxismo;, Pedagogia;, Formação do educadorAbstract
O artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ARCÁRY, Valério. As esquinas perigosas da história. São Paulo: Xamã, 2004.
BATALHA, Cláudio. A difusão do marxismo e os socialistas brasileiros na virada do Século XIX.In: MORAES, João Quartim de. História do marxismo no Brasil. Campinas: Edunicamp, 1995. p. 11-44.
BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva eemancipadora. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre:Artmed, 2001. p. 65-82.
CERDEIRA, Bernardo. O grande desafio. Marxismo, partido e revolução. Crítica Marxista, n. 8.São Paulo: Xamã, 1999. p. 128-135.
COGGIOLA, Osvaldo. Marxismo e classes sociais na atualidade. In: KATZ, Cláudio; BRAGA,Ruy; COGGIOLA, Osvaldo. Novas tecnologias: crítica da atual reestruturação produtiva. SãoPaulo: Xamã, 1995. p. 137-146.
FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo. São Paulo: Xamã, 1995.
KATZ, Cláudio. Pós-Marxismo: uma crítica. In: COGGIOLA, Osvaldo (Org.). Marxismo hoje.São Paulo: Xamã, 1996. p. 21-82.
MÉSZÁROS, István. Beyond capital. London: Merlin Press, 1998.
______. A crise estrutural do capital. Revista Outubro, n. 4, p. 7-16, 2000.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente à s novas tecnologias. In: FERRETTI,Celso João et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar.Petrópolis: Vozes, 1994. p. 147-164.
______. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE,Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados, 2004. p. 21-45.
TERTULIAN, Nicholas. Uma apresentação à ontologia do ser social. Crítica Marxista, São Paulo:Brasiliense v. 1, n. 3. p. 54-69, 1996.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Edunijuí, 2005.
______. Socialismo e Democracia. Práxis, Belo Horizonte: Projeto Joaquim de Oliveira, n. 8, p.29-46, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).