Para além do unidimensional: Marcuse e a educação estética
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4730Palavras-chave:
Marcuse, Educação estética, Razão críticaResumo
O presente artigo visa abordar o conceito de educação estética subjacente à obra de Herbert Marcuse. Procuramos demonstrar como a valorização da dimensão artística aliada à educação tornaria possível repensar o conceito instrumental de razão, fornecendo ainda subsídios para a elaboração de um conceito qualitativo de desenvolvimento baseado na redefinição da cultura. Trabalhamos com a hipótese de que, em virtude das qualidades críticas e transformadoras da arte, a educação estética fomenta um conceito crítico de razão, capaz de conduzir uma apreensão da realidade que ultrapassa a mera adaptação para se posicionar na resistência e na promoção de novas formas de existência.
Downloads
Referências
DUARTE, Newton; SAVIANI, Demerval (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GIROUX, Henry. Para além das teorias da reprodução: teoria crítica e resistência em educação. Trad. Ângela Maria B. Biaggio. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
MAAR, Wolfgang Leo. A Formação em questão: Lukács, Marcuse e Adorno. In: ZUIN, Antônio A. S. (Org.). A Educação Danificada. 1ed. São Carlos/Petrópolis: Edufscar/Vozes, 1998. pp. 45-88.
___. Educação crítica, formação cultural e emancipação política. In: PUCCI, Bruno (org.). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003. pp. 61-80.
MARCUSE, Herbert. Un ensayo sobre la liberación. Trad. de Juan García Ponce. México: Cuadernos de Joaquín Mortiz, 1969.
____. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
____. A dimensão estética. Trad. de Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1977.
____. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Trad. de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
____. Ensayos sobre política y cultura. Barcelona: Planeta-Agostini, 1986.
____. Cultura e sociedade Vol. II. Trad. de Wolfgang Leo Maar; Isabel Loureiro; Robespierre de Oliveira. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.
NICOLAS, André. Marcuse ou a busca de um universo transprometeico. Trad. de Franco de Sousa. Lisboa: Estúdios cor, 1971.
PUCCI, Bruno (org). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.
STEDEROTH, Dirk. Educação a partir da unidimensionalidade: contribuição de H. Marcuse para uma teoria educacional crítica. In: DALBOSCO, Claudio Almir; FLICKINGER, Hans-Georg (orgs). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo, Cortez: Passo Fundo: Editora UPF, 2003. pp. 328-347.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.