Totalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241203

Palavras-chave:

Epistemologia, Teoria Crítica, Escola, Cinema

Resumo

Este ensaio busca desenvolver uma discussão estético-crítica acerca do totalitarismo epistemológico da razão instrumental presente em uma escola ficcional representada no filme Druk - Mais uma rodada (Vinterberg, 2020). Enfatizando a falta de saberes sensíveis no âmbito educativo em questão, dedicamo-nos a perscrutar sonora e imageticamente a obra cinematográfica, a partir da metodologia da análise fílmica, tendo como arcabouço teórico autores da Teoria Crítica. Concluímos que, apesar das circunstâncias inaugurais na escola dinamarquesa nos remeterem à construção de saberes aparentemente inovadores, em seu cerne conservavam opacidade e submissão a epistemologias tradicionais e totalitárias.

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Biografia do Autor

Thaís Lobosque Aquino, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Professora adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Líder do grupo de pesquisa Músicas e Processos Formativos (MusiProf). E-mail: tlobosque@ufg.br

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudos Críticos sobre Cultura, Arte e Educação (GECCAE). E-mail: keylaandrea@yahoo.com.br

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Publicado

17.03.2022

Como Citar

Aquino, T. L., & Oliveira, K. A. S. (2022). Totalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk. Linhas Crí­ticas, 28, e41203. https://doi.org/10.26512/lc28202241203

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