Escola, ensino e os processos de aprendizagem em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139015

Palavras-chave:

Organização da ação pedagógica, Educação Básica, Ensino remoto, Covid-19, Política da Educação

Resumo

O artigo discute possíveis heranças da relação entre pandemia e ensino remoto para o trabalho pedagógico escolar, especialmente para a rede pública. Com base em um estudo teórico-bibliográfico sobre as condições estruturais que compuseram as decisões didático-metodológicas para a realização das chamadas atividades pedagógicas não presenciais, discute-se a existência de uma tendência generalizada de simplificação dos processos de ensino e de aprendizagem e de automatização do trabalho do professor. Argumenta-se que parte das ações de resistência a esse projeto educacional está na formulação coletiva de posições sobre escola, ensino, aula e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (2014). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/FE-USP) e do Núcleo Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/UFSC). E-mail: carolina_picchetti@hotmail.com

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Publicado

15.10.2021

Como Citar

Nascimento, C. P. (2021). Escola, ensino e os processos de aprendizagem em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 27, e39015. https://doi.org/10.26512/lc27202139015

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia