Grupos estudantis extracurriculares

estratégias de interação social no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138947

Palavras-chave:

Convivência acadêmica, Grupos estudantis, Universidade, Extracurricular

Resumo

Construiu-se uma revisão da literatura do modo pelo qual os grupos estudantis extracurriculares se apresentam no ambiente universitário. Utilizou-se o Google Acadêmico como ferramenta de busca e valeu-se da Análise Textual Discursiva para analisar os textos: unitarizou-se o texto, categorizou-se os temas e construiu-se um metatexto. Os resultados indicam que a temática se concentra em quatro categorias distintas: grupo estudantil como (1) espaço de fomento ao desenvolvimento socioemocional; (2) espaço de treinamento e desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais; (3) espaço de difusão de ideologias políticas e culturais; e (4) estratégia para retenção e fidelização de alunos.

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Biografia do Autor

Lucas Josias Marin, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil

Mestre em educação pela Universidade de Caxias do Sul (2017). Doutorando em educação pela Universidade do Vale do Itajaí (bolsista PROSUC/CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais. E-mail: lucasjosias@gmail.com

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais. E-mail: reginalh@univali.br

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Publicado

15.12.2021

Como Citar

Marin, L. J., & Hostins, R. C. L. (2021). Grupos estudantis extracurriculares: estratégias de interação social no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 27, e38947. https://doi.org/10.26512/lc27202138947