Ensino médio no Brasil: os desafios das políticas de garantia do direito a sua universalização

Autores

  • Eliza Bartolozzi Ferreira Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPE/UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3827

Palavras-chave:

Ensino médio, Políticas de educação, Educação básica

Resumo

Este texto objetiva tratar dos desafios do ensino médio. São apresentados os aspectos políticos e econômicos concernentes à democratização do ensino médio com apresentação de dados do atendimento da escolaridade no Brasil. Debate ainda a função social do ensino médio tendo em vista as políticas educativas atualmente implantadas. Conclui-se que os avanços legais e a implantação de programas educacionais voltados para a expansão do ensino médio têm gerado resultados pífios, fazendo crer que a universalização do ensino do ensino médio continuará sendo um desafio de longo prazo de superação.

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Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPE/UFES

Doutora em Educação pela UFMG. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação com ênfase em Política Educacional, gestão escolar e planejamento na Educação Básica e profissional. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES) e secretária adjunta da ANPEd. Últimas publicações: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marilia. O planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuais. Revista Perspectiva, Florianópolis, UFSC, v. 29, n. 1, p. 239-260. 2011.

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Publicado

27.02.2012

Como Citar

Ferreira, E. B. (2012). Ensino médio no Brasil: os desafios das políticas de garantia do direito a sua universalização. Linhas Crí­ticas, 17(34), 507–525. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3827

Edição

Seção

Artigos