O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil

Autores

  • Silvia Márcia Ferreira Meletti Universidade Estadual de Londrina
  • José Geraldo Silveira Bueno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3739

Palavras-chave:

Educação especial, Alunos com deficiência, Política educacional, Indicadores sociais

Resumo

O trabalho analisa os dados oficiais de matrícula em educação especial tomando por base as Sinopses Estatísticas da Educação Básica realizadas e divulgadas pelo INEP no período 1997-2006. A análise foi feita a partir do cotejamento dos dados de matrícula em Educação Especial. Constatou-se a ampliação do número de matrículas em educação especial no sistema regular, principalmente classes sem apoio especializado; a ampliação de matrículas em instituições especiais e redução em classes especiais; o baixo número de matrículas na educação infantil e no ensino médio; e o aumento significativo do número de matrículas de alunos com deficiência visual, auditiva, mental e física no sistema regular de ensino.

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Biografia do Autor

Silvia Márcia Ferreira Meletti, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) com estudo de pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina. Publicação recente: Indisciplina com condição de desvio no cotidiano escolar (In: HENNING, Leoni Maria Padilha; ABBUD, Maria Luiza Macedo Abbud (Org.) Indisciplina e Violência na escola. Londrina: EDUEL, 2010).  

José Geraldo Silveira Bueno, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professor titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com dedicação integral ao Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade. Publicação recente: As políticas de escolarização de alunos com deficiência na educação infantil: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros (Cadernos ANPAE, v. 10, p. 1-13, 2011) em co-autoria com Silvia Meletti; Excluindo sem saber (Araraquara: Junqueira & Marin, 2010) em co-organização com Alda Junqueira Marin.  

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Meletti, S. M. F., & Bueno, J. G. S. (2011). O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas Crí­ticas, 17(33), 367–384. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3739

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva